Pular para o conteúdo principal

Aumento de pressão na terceira idade. Por quê?



A hipertensão arterial (conhecida como pressão alta) é uma das doenças que mais afetam pessoas por todo o mundo. É caracterizada por um aumento nos níveis de pressão arterial, a força que a sua circulação sanguínea exerce nas suas artérias, a níveis que estão relacionados a um maior risco de doenças do coração e rins. Até aí, nenhuma novidade. Mas você já se perguntou, por que a proporção de pessoas com hipertensão aumenta com a idade? Já se sabia que quanto mais velho, maior o risco do paciente desenvolver um quadro de pressão alta. Mas o porquê disto ocorrer ainda não havia sido descrito.

Um grupo japonês, liderado por Motohiro Nishida, acrescentou uma possível resposta a essa pergunta. Eles abordaram o problema com conhecimentos já estabelecidos. Sabe-se que um hormônio produzido por nós, a angiotensina II, tem papel importante para regulação de diversas funções no nosso corpo. Por exemplo, se estamos desidratados, ela é liberada e promove o fenômeno de retenção de sais nos rins (que responde pelo nome bonito de antinatriuese), que em ultima análise diminui a quantidade de água perdida na forma de urina. Apesar de seus efeitos benéficos, desde muitos anos atrás se sabe da participação de angiotensina II no desenvolvimento da hipertensão. A Losartana, um dos remédios contra pressão alta mais utilizados e conhecidos no mundo, age bloqueando seus efeitos desencadeados pela ligação da angiotensina II com o receptor nas células.

 Neste trabalho, entretanto, eles verificaram uma associação do receptor de Angiotensina II (chamado AT1R), com um receptor de nucleotídeos (composto com diversas funções no organismo, como compor o DNA e servir como doador de energia para várias reações químicas), chamado P2Y6. O receptor P2Y6 é ativado durante situações de estresse. Eles verificaram que ratos jovens possuem pouca associação entre esses receptores nos vasos sanguíneos, enquanto em ratos mais velhos, esses receptores interagem fisicamente com maior frequência. O grupo demonstrou que essa interação aumenta o efeito hipertensivo de angiotensina II desencadeado pelo seu receptor. Mais ainda, foi visto que uma droga experimental capaz de desfazer a associação entre P2Y6 e AT1R possui efeitos anti-hipertensivos e efeitos protetores nos vasos sanguíneos.


Os pesquisadores ainda discutem a relevância do trabalho. Apesar de diversos medicamentos disponíveis, o número de pessoas diagnosticadas com hipertensão tem aumentado de maneira consistente. Isso aumenta a necessidade de novas abordagens terapêuticas para a manutenção da pressão em valores normais, especialmente em pacientes mais idosos. Apesar da droga ainda ser experimental, os resultados promissores demonstram um possível novo tratamento com função contra a pressão alta e de proteção dos vasos sanguíneos. Além disso, os pesquisadores acreditam que fatores ambientais levem a maior associação entre AT1R e P2Y6, como inflamação, estresse mecânico e o próprio envelhecimento. Ficar de boas ainda não foi provado como um tratamento para a hipertensão, mas ao que tudo indica, pode ajudar a diminuir aquela pressão alta na terceira-idade. 

Referência:
Nishimura A. et al. Purinergic P2Y6 receptors heterodimerize with angiotensin AT1 receptors to promote angiotensin II-induced hypertension. Science Signaling, 9 (411), 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch