Pular para o conteúdo principal

O gene da bebedeira


O alcoolismo e o abuso de outros tipos de droga é um problema social e econômico em muitas partes do mundo. A solução desses problemas deve passar por uma abordagem psicológica, mas a criação de remédios para combater o uso excessivo de álcool também é possível. Mas, para isso, é necessário entender muito bem com o álcool age no cérebro, e como o cérebro responde à droga. Um grupo de pesquisadores americanos investigou parte desse problema, desvendando o papel de uma proteína pode estar envolvida com o quanto você enche a cara numa happy-hour ou chopada da universidade.

Esse gene da bebedeira é chamado de GIRK3. Esse gene é ativo em alguns neurônios no cérebro e tem papel em regular se esses neurônios devem ou não passar um sinal cerebral para o próximo neurônio no caminho. Para estudar as funções desse gene, os cientistas criaram um camundongo transgênico que não tem esse gene no seu genoma (o que chamamos de camundongos nocautes) e estudaram como esses animais lidavam com o álcool. Os camundongos sem GIRK3 eram muito parecidos com os animais normais: eles ficavam doidões iguais e capotavam pelo mesmo tempo. A velocidade com que eles metabolizavam o álcool também era igual. Porém, os camundongos sem GIRK3 não apresentavam crises de abstinência, o que indicou que eles talvez fossem menos sensíveis aos efeitos do álcool.

Depois os pesquisadores investigaram o quanto os camundongos bebiam. Quando o acesso ao álcool era limitado (ou seja, a garrafa só ficava na gaiola por duas ou quatro horas), os animais sem GIRK3 bebiam muito mais que os normais. Mas se a gaiola tinha open-bar, os dois camundongos bebiam a mesma quantidade. Isso indica que os animais sem GIRK3 bebiam muito rápido no início da festa e depois diminuíam o ritmo. Se os cientistas recolocavam o gene GIRK3 nos camundongos sem o gene, eles passavam a se comportar como os normais, mostrando que o efeito era realmente causado pela falta do GIRK3.

Por que isso acontece? Os pesquisadores mostraram que o álcool não conseguia ativar alguns tipos de neurônios nos animais sem GIRK3. Além disso, a quantidade de dopamina, uma substância liberada pelo cérebro que dá a sensação de prazer, só aumentava nos animais normais após o consumo de álcool; os camundongos sem GIRK3 eram insensíveis a esse efeito.

Em conclusão, a redução de GIRK3 diminui a sensação de prazer do álcool (e talvez de outras drogas) e logo os animais bebem mais para tentar aumentar essa recompensa. Isso pode ser verdade também para humanos. Pessoas com menos da proteína GIRK3 podem ter uma tendência a beber mais. Mas isso abre possibilidades de tratamentos: um remédio que fosse capaz de ativar a GIRK3 poderia induz uma redução no consumo de álcool em pessoas que abusam da bebedeira.

Referência:
 
HERMAN, M. A. et al. GIRK3 gates activation of the mesolimbic dopaminergic pathway by ethanol. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 112, n. 22, p. 7091–7096, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco