Pular para o conteúdo principal

E se um gene fizesse você encher a cara?



Estamos saindo das comemorações de Ano Novo e é possível que você tenha passado pela seguinte situação: um tio que desde cedo já estava nos trabalhos da manguaça, chapou o melão, não conseguiu ver nem os fogos, começou 2014 com uma baita ressaca e prometeu (novamente) nunca mais beber. Mas você sabe que no início de 2015 a mesma coisa vai acontecer. Porém, e se ele não for culpado sozinho? E se, como as crianças que comem mal (sobre as quais escrevi anteriormente), um gene desse um empurrãozinho para a água que passarinho não bebe e o deixasse mais perto do alcoolismo? Nosso conhecimento sobre as bases genéticas, moleculares e neurobiológicas da dependência ao álcool é incompleto, mas pesquisadores britânicos deram um passo nessa direção e publicaram um trabalho na revista “Nature Communications” que ajuda a entender como funciona a preferência pelo consumo de álcool no cérebro.

Os pesquisadores usaram uma substância química para gerar mutações aleatórias no DNA de camundongos e depois analisaram os mais de mil filhotes gerados em relação à preferência em beber uma solução contendo 10 % de etanol (mais ou menos o equivalente à concentração de álcool no vinho) ao invés de beber água. Então, eles encontraram um tipo de camundongo mutante que prefere beber a solução com álcool quase 70 % das vezes, enquanto os normais bebem 25 % das vezes. Esse camundongo pinguço tem uma diferença em um gene que produz receptores de ácido gama-aminobutírico (ou GABA para os íntimos). O GABA é um composto usado para a comunicação entre os neurônios no cérebro, os nossos famosos neurotransmissores. E os receptores de GABA são proteínas presentes na membrana dos neurônios que sentem a presença desse neurotransmissor e passam a informação para a célula.

João Canabrava e Professor Raimundo (Fonte: extra.globo.com)
Com base nisso, os cientistas investigaram o camundongo João Canabrava mais a fundo. A mutação que ele carregava modificava apenas um aminoácido em uma proteína que tem quase 500. Esse animal era menor que os normais e as fêmeas eram totalmente estéreis, provavelmente devido a alterações cerebrais que controlam o desenvolvimento hormonal. Além disso, a preferência por álcool nesses camundongos não está relacionada com o sabor da bebida, já que ele não tem preferência por beber soluções com açúcar, adoçante ou amargas. E pior, esses animais ainda são mais fracos para bebida, tendo seus reflexos prejudicados com uma quantidade de álcool menor que os camundongos normais e demorando mais para se recuperar.

Quando os cientistas analisaram mais a fundo o cérebro desses camundongos viram que a mutação no receptor de GABA modificou a fisiologia cerebral, especialmente na região chamada nucleus accumbens, envolvida com o prazer, recompensa e aprendizado, assim como medo, agressividade, impulsividade e vícios. De acordo com os cientistas, essas alterações no cérebro causadas pela mutação no receptor de GABA podem explicar a preferência dos animais pelo álcool e fornece um novo alvo para estudos sobre o alcoolismo em humanos. Porém, é importante lembrar que esse estudo foi realizado apenas com camundongos e não se sabe se o mesmo tipo de mutação existe naturalmente em seres humanos, o que com certeza será alvo de futuros estudos.

Antes de terminar, gostaria de fazer uma ressalva que deveria ter feito antes: nós não somos exclusivamente determinados pelos genes, mas sim pela relação entre o que está presente no nosso genoma e o ambiente ao que somos expostos. Dessa forma, não existe um gene para obesidade, ou alcoolismo, ou diabetes (embora a mídia geral ainda não tenha entendido isso). Para a maior parte das características, incluindo as doenças complexas e com muitas variáveis, a presença de alguns genes em um ambiente favorável vai aumentar a probabilidade de ela ocorrer. Os genes não determinam, mas dão tendência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch