Certamente, você deve estar se perguntando, o que seria a salmonela e por qual motivo ela pode nos faz mal. Relaxa! Iremos te explicar tudo (ou quase tudo!) sobre a salmonela e o porquê dela ser tão significativa em nossas vidas.
Salmonella é um gênero de bactérias que podem causar doenças transmitidas por alimentos, e são ouvidas com certa frequência em noticiários e no dia-a-dia. Mesmo não conseguindo enxergar as salmonelas, por serem seres microscópicos (não conseguimos enxergá-los a olho nu), temos noção que devemos tomar alguns cuidados para não entrar em contato com ela.
Para inicio de conversa, é importante saber que essa bactéria é capaz de invadir e se multiplicar em nosso corpo muito bem, e essa característica é que nos assustam nelas. Mas como ela pode parar dentro de mim?
Você já parou para pensar por que tanta gente não gosta de comer carne mal-passada? Já ficou três horas no banheiro por causa de uma maionese caseira duvidosa?
Se sim, você provavelmente já foi vítima dessa bacteriazinha. Para evitar que isso aconteça de novo, vamos explicar como evitar e indicar como podemos combater esse microrganismo indesejável.
A Salmonella é uma bactéria, que ama comida tanto quanto nós, e escolhem alimentos de origem animal (como carne e ovos), principalmente, para criar colônias. Opa! Quer dizer que a comida pode me fazer mal? Aí que mora o problema: algumas vezes, esses alimentos são consumidos crus ou malcozidos, ou seja, não passam por altas temperaturas antes de serem ingeridos. Quando isso acontece, as bactérias conseguem se multiplicar tranquilamente no alimento, já que são as temperaturas elevadas que matam a maioria desses microrganismos.
Para evitar a contaminação com Salmonella, também é importante lavar sempre as mãos, especialmente antes das refeições e de prepará-las. Além disso, como já falamos, é bom evitar consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados. Tenha cuidado especial com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, inclui a adição de ovos crus como ingrediente.
Caso não tenha tomado esses cuidados você pode contrair esse microrganismo e acabar sentindo febre, diarréia e cólicas abdominais. É bom ressaltar que esses sintomas aparecem dentro de 24 a 48 horas e podem durar até sete dias.
Ok! Agora você já sabe como evitar a contaminação da Salmonella e também o que essa contaminação pode acarretar em nossas vidas. Mas e se você já estiver com a Salmonella em seu organismo?! Primeiro, é importante procurar um médico e seguir todas as orientações que forem dadas por ele, como por exemplo, fazer um exame de sangue e fezes, e se for necessário, ingerir antibióticos.
Principais medidas de tratamento para a salmonelose:
· É importante beber bastante água, pois o paciente perde muito líquido através do vômito e da diarréia, que podem criar um caso de desidratação.
· Evitar alimentos ricos em gordura também, os quais o seu sistema digestório pode achar irritante e prejudicar a defesa do mesmo.
· Usar uma compressa quente no abdómen, também é de grande ajuda para ajudar a aliviar cólicas que possa a vir sentir. Bom, agora você já sabe como evitar e tratar a contaminação com Salmonella.
Por favor, não guarde essas informações somente para você, repasse para amigos e familiares, porque essa bactéria só se torna perigosa quando, além de ovos crus, somos vítimas da desinformação.
Referências:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 1ª NOTA TÉCNICA Entenda melhor: Salmonela em carne de frango. 2018.
Autores: Ana Caroline Pereira, Ana Clara Fonseca, Daniel Araujo, Erick Kitgawa, Thaiza Passos e Thiago Meloni (Monitores: Igor Vilela e Taiana Souza)
Esse texto foi escrito por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Rio de Janeiro, participantes do projeto "Torre Móvel", cadastrado na pró-reitoria de extensão da UFRJ. Se você quiser levar esse projeto para a sua escola também, entre em contato com a gente!
Comentários
Postar um comentário