Pular para o conteúdo principal

Torre Móvel T1E1:


Certamente, você deve estar se perguntando, o que seria a salmonela e por qual motivo ela pode nos faz mal. Relaxa! Iremos te explicar tudo (ou quase tudo!) sobre a salmonela e o porquê dela ser tão significativa em nossas vidas.

Salmonella é um gênero de bactérias que podem causar doenças transmitidas por alimentos, e são ouvidas com certa frequência em noticiários e no dia-a-dia. Mesmo não conseguindo enxergar as salmonelas, por serem seres microscópicos (não conseguimos enxergá-los a olho nu), temos noção que devemos tomar alguns cuidados para não entrar em contato com ela.

Para inicio de conversa, é importante saber que essa bactéria é capaz de invadir e se multiplicar em nosso corpo muito bem, e essa característica é que nos assustam nelas. Mas como ela pode parar dentro de mim?

Você já parou para pensar por que tanta gente não gosta de comer carne mal-passada? Já ficou três horas no banheiro por causa de uma maionese caseira duvidosa?

Se sim, você provavelmente já foi vítima dessa bacteriazinha. Para evitar que isso aconteça de novo, vamos explicar como evitar e indicar como podemos combater esse microrganismo indesejável.

A Salmonella é uma bactéria, que ama comida tanto quanto nós, e escolhem alimentos de origem animal (como carne e ovos), principalmente, para criar colônias. Opa! Quer dizer que a comida pode me fazer mal? Aí que mora o problema: algumas vezes, esses alimentos são consumidos crus ou malcozidos, ou seja, não passam por altas temperaturas antes de serem ingeridos. Quando isso acontece, as bactérias conseguem se multiplicar tranquilamente no alimento, já que são as temperaturas elevadas que matam a maioria desses microrganismos.

Para evitar a contaminação com Salmonella, também é importante lavar sempre as mãos, especialmente antes das refeições e de prepará-las. Além disso, como já falamos, é bom evitar consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados. Tenha cuidado especial com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, inclui a adição de ovos crus como ingrediente.

Caso não tenha tomado esses cuidados você pode contrair esse microrganismo e acabar sentindo febre, diarréia e cólicas abdominais. É bom ressaltar que esses sintomas aparecem dentro de 24 a 48 horas e podem durar até sete dias.

Ok! Agora você já sabe como evitar a contaminação da Salmonella e também o que essa contaminação pode acarretar em nossas vidas. Mas e se você já estiver com a Salmonella em seu organismo?! Primeiro, é importante procurar um médico e seguir todas as orientações que forem dadas por ele, como por exemplo, fazer um exame de sangue e fezes, e se for necessário, ingerir antibióticos.

Principais medidas de tratamento para a salmonelose:

· É importante beber bastante água, pois o paciente perde muito líquido através do vômito e da diarréia, que podem criar um caso de desidratação.

· Evitar alimentos ricos em gordura também, os quais o seu sistema digestório pode achar irritante e prejudicar a defesa do mesmo.

· Usar uma compressa quente no abdómen, também é de grande ajuda para ajudar a aliviar cólicas que possa a vir sentir. Bom, agora você já sabe como evitar e tratar a contaminação com Salmonella.

Por favor, não guarde essas informações somente para você, repasse para amigos e familiares, porque essa bactéria só se torna perigosa quando, além de ovos crus, somos vítimas da desinformação.

Referências:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 1ª NOTA TÉCNICA Entenda melhor: Salmonela em carne de frango. 2018.

Autores: Ana Caroline Pereira, Ana Clara Fonseca, Daniel Araujo, Erick Kitgawa, Thaiza Passos e Thiago Meloni (Monitores: Igor Vilela e Taiana Souza)

Esse texto foi escrito por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Rio de Janeiro, participantes do projeto "Torre Móvel", cadastrado na pró-reitoria de extensão da UFRJ. Se você quiser levar esse projeto para a sua escola também, entre em contato com a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch