Pular para o conteúdo principal

Evite o leite, se você quiser! (Mas evite acreditar em tudo na Internet, pela sua saúde!)


No início de Janeiro desse ano, vi circulando pelo Facebook, um link para uma postagem do blog Portugal Mundial, publicada no início de 2013, que descreve muitos malefícios causados pelo consumo de leite de vaca pelas pessoas. (O link original estava fora do ar no momento em que escrevi essa postagem, mas existe uma cópia da postagem no blog QGA.) O leite causaria tantos problemas de saúde que eu fiquei surpreso da humanidade ainda existir mesmo consumindo esse veneno. Realmente somos muito resistentes! No final das contas, como sou cientista e, portanto, naturalmente cético, fui fazer as minhas próprias pesquisas para tirar a prova dos nove e descobrir se o leite de vaca é mesmo tão perigoso.

Para início de conversa, é verdade que o consumo de leite por mamíferos adultos não é natural. Todos os mamíferos mamam o leite das suas mães como fonte de alimento quando filhotes até o momento do desmame. Depois disso, eles passam a se alimentar que outras coisas típicas para cada espécie. A partir daí, os mamíferos perdem a capacidade de digerir a lactose, o principal açúcar presente no leite. Esse fenômeno, chamado de intolerância a lactose, é causado pela diminuição da quantidade da enzima lactase, responsável por degradar a lactose, no intestino. Isso também aconteceria em todos os seres humanos, se nós não tivéssemos domesticado as vacas durante a Revolução Neolítica, há uns 12 mil anos atrás. A cultura do consumo de leite por humanos não filhotes e a persistência da produção de lactase no intestino humano é uma das evidências da Teoria da Evolução pela Seleção Natural de Darwin aplicada a história do Homo sapiens. A figura ao lado, retirada de um artigo (Beja-Pereira e cols., 2003) publicado na revista Nature Genetics, ajuda a entender.

Fonte: Beja-Pereira e cols., 2003
No mapa (a), cada ponto azul indica os locais onde os pesquisadores analisaram a diversidade genética das vacas criadas em fazendas e o mapa (b) é resultado dessa análise. A escala vai do amarelo para o vermelho; quando mais para o vermelho, mais diversificado é o genoma das vacas. Isso é um indicativo do local de início da domesticação das vacas na Europa. Em teoria, o local de inicio da criação do gado tem maior diversidade e os criadores levariam poucos exemplares (um touro e meia dúzia de vacas) para outros locais para iniciar novas criações, reduzindo a diversidade genética nessas regiões. O legal é o mapa (c)! Novamente a escala vai do amarelo para o vermelho; quando mais vermelho maior a presença de um gene mutante mantem alta a quantidade de lactase no intestino das pessoas mesmo depois de burra velha. Virão a relação? Nos locais onde a criação de vacas é mais antiga moram pessoas com genes que mantem a capacidade de beber leite. Por que isso aconteceu? Provavelmente, no período Neolítico, quando os alimentos eram muito mais escassos do que são hoje, o leite seria uma excelente fonte de proteínas, gorduras e cálcio disponível. Mas a grande maioria das pessoas não conseguia bebê-lo sem ter uma bela dor de barriga. Apenas meia dúzia de gatos pingados bebia leite sem problemas. Esses estariam mais bem alimentados e com mais reservas de energia. Na média, poderiam viver mais tempo e deixar mais descendentes. Como essa característica de continuar tendo lactase no intestino (chamada de permanência de lactase) é genética, os filhos dos bebedores de leite também têm grandes chances de serem bebedores de leite. O ciclo se repete e o gene da permanência de lactase se espalha. Hoje em dia, dezenas de milhares de anos depois, apenas 1 % dos holandeses e 4 % dos dinamarqueses apresentam intolerância à lactose. Assim, dizer que é antinatural que pessoas adultas bebam leite é besteira. A população europeia, entre outras, foi naturalmente selecionada a ter permanência de lactose e poder beber leite. Porém, a grande maioria da população mundial (75 %) não possui esse gene mutante no seu genoma e desenvolve intolerância a lactose.

Bem, vamos ver então o que está escrito no tal texto que circula pelo Facebook. Nos dois primeiros parágrafos, o autor cospe um monte de doenças crônicas com as quais o consumo de leite de vaca estaria relacionado. Porém, tudo sem uma única fonte ou referência científica ou não. Como saber se é verdade ou se o autor do texto não é esquizofrênico ou tem um conchavo com uma associação de empresas que produzem leite de soja? Pesquisando na fonte científica: Pubmed! Isso foi o resumo do que encontrei.

Existe uma hipótese científica chamada β-caseína A1/A2. A β-caseína é a principal proteína presente no leite de vaca e, dependendo do genoma da vaca produtora, ela pode ter duas formas variantes, chamadas A1 e A2. Segundo a hipótese β-caseína A1/A2, o consumo de leite com o tipo A1 da proteína poderia levar a processos imunológicos que causariam diabetes do tipo I e doenças cardiovasculares. Porém, até agora, não existem evidências convincentes de que a β-caseína A1 do leite de vaca tenha qualquer efeito adverso em humanos, causando diabetes, doenças cardiovasculares ou qualquer outra doença (Truswell, 2005).

Durante o desenvolvimento infantil, a história parece ser um pouco diferente e o leite de vaca pode realmente ser um vilão. Estudos têm mostrado que o grande consumo de proteína nos primeiros dois anos de vida parece ser um fator de risco para o desenvolvimento de obesidade (Koletzko e cols., 2009; Michaelsen e Greer,2014). Como o leite de vaca pode ser uma fonte de proteínas importante nesse período da vida, seu consumo em excesso pode deixar as crianças mais gordinhas no futuro. Além disso, o aminoácido leucina, que está três vezes mais presente no leite de vaca do que no leite humano, é um sinal importante para o desenvolvimento do tecido adiposo, aquele que acumula gordura no corpo (Melnik, 2012). Mais ainda, a redução no tempo de amamentação no peito e exposição da dieta com proteínas complexas (com as presentes no leite de vaca) podem estar relacionadas a processos autoimunes contra as células do pâncreas, gerando a diabetes do tipo I (Knip e cols., 2011). Entretanto, esse não é um problema exclusivo do leite de vaca, mas sim do excesso de proteínas de qualquer fonte consumidas pelo bebê.

Sobre a relação entre o consumo de leite de vaca e câncer, eu encontrei uma única pesquisa. Nela, o consumo de leite semidesnatado aumentou a incidência de tumores de mama induzidos em ratos. Os autores correlacionaram esse efeito com a quantidade de estradiol (o hormônio sexual feminino que as vacas naturalmente secretam para o leite) presente no leite (Qin e cols., 2004).

Por último, alguns estudos buscam correlação entre o consumo de leite de vaca e doenças autoimunes nas pessoas. Um trabalho especula que a presença de insulina bovina no leite pode estimular a produção de anticorpos que se liguem a insulina das pessoas, gerando um quadro de resposta autoimune e diabetes do tipo I (Vaarala, 2002). Outro diz que a presença de albumina (uma proteína do leite, assim como a β-caseína) no leite de vaca também pode estar relacionada com o aparecimento de doenças autoimunes como esclerose múltipla e encefalite (Winer e cols., 2001). Porém, não foi encontrada relação entre a presença de anticorpos contra a albumina e o diagnóstico de doenças autoimunes. (Füchtenbusch e cols., 1997). É claro, não podia faltar uma pesquisa cara-de-pau: em um estudo, quatro crianças entre 50 pacientes com uma doença renal específica apresentam anticorpos contra albumina bovina e níveis elevados de albumina bovina no sangue (Debiec e cols., 2011)... Ô filho! Você quer me convencer de uma doença olhando um sintoma que acontece em quatro doentes de 50 estudados. É pegadinha do Malandro?

Bem, mas depois, o texto do Facebook entra na pior parte e discorre um monte de mentiras sobre o leite, que seria até engraçado. Mas não é, porque parte das pessoas realmente acreditam no que está escrito. Começa assim: “Surpreendentemente não só o corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite de vaca...” É mentira! Pouco mais de 30 % de todo o cálcio presente no leite de vaca é absorvido pelo corpo humano, um valor similar a outras fontes alimentares ricas em cálcio (Keller e cols., 2002). E mais: se você fugiu para o leite de soja suplementado com cálcio, é melhor voltar; a absorção do cálcio do leite de soja é pelo menos duas vezes menor que a do leite de vaca (Heaney e cols., 2000). E termina assim: “...mas também já ficou provado que o leite pode aumentar a perda de cálcio nos ossos.” Eu não sei de onde saiu essa informação absurda, mas eu acho que a explicação vem no parágrafo seguinte que reproduzo na íntegra:

“Como todas as proteínas animais, o leite aumenta a acidez do pH do corpo humano que por sua vez desencadeia uma correção biológica natural. O cálcio é um excelente neutralizador de acidez e o maior armazém de cálcio do corpo é exatamente o esqueleto. Assim, o mesmo cálcio que os nossos ossos necessitam para se manterem fortes e saudáveis vai ser usado para neutralizar a acidez provocada pela ingestão de leite. Uma vez destacado dos ossos para equilibrar o pH, o cálcio é expelido pela urina causando um efeito surpreendentemente contrário ao que é defendido pelas indústrias leiteiras.”

Vamos devagar. As proteínas aumentam a acidez do corpo? NÃO! Nada do que você come normalmente vai aumentar a acidez do seu sangue. O corpo regula firmemente o pH do sangue e fluidos extracelulares e nossa dieta não é capaz de alterar o pH do corpo (Bonjour, 2013). Imaginar que o consumo de proteínas pode aumentar a acidez do corpo é fisiologicamente absurdo. Uma pequena explicação cabe aqui. O corpo mantem o pH do sangue equilibrado utilizando o íon bicarbonato (e não o íon cálcio, que não tem nenhuma propriedade de neutralizar acidez como está escrito no parágrafo do texto do Facebook...). Quando o sangue tende a ficar mais ácido, o bicarbonato se transforma em ácido carbônico, neutralizando a acidez, e daí rapidamente se dissocia em gás carbônico e água. A respiração acelera e o gás carbônico do sangue é eliminado pelos pulmões, e o pH do sangue fica estável. Se as proteínas aumentam a acidez do corpo, por que não vejo as pessoas saindo ofegantes das churrascarias? (OK, as que exageram muito até saem, mas não por causa da acidez do sangue...)

Além disso, mesmo que a nossa dieta fosse capaz de mudar o pH do sangue, por que as proteínas deixariam o sangue mais ácido? O caráter ácido ou básico de uma proteína depende dos aminoácidos que a formam, e isso depende da sequência de cada gene no genoma. Ou seja, um bife (ou um copo de leite) vai ter uma mistura de todo tipo de proteína, e não só proteínas ácidas. Mais ainda, a degradação dos aminoácidos das proteínas pelo metabolismo de corpo gera como resíduo a amônia que, em teoria, teria a capacidade de deixar o sangue mais básico, e não mais ácido. Por último, por que especificamente as proteínas animais aumentam a acidez do corpo? Quimicamente, as proteínas animais e vegetais são idênticas. Logo, não existe razão para apenas as animais acidificarem o sangue. Será que detectei uma propaganda vegetariana?

OK. Vamos usar mais dados científicos para rebater a história do consumo de proteínas e a perda de cálcio. Primeiro, dados da literatura mostram que o consumo de proteínas tem efeito positivo sobre o metabolismo do cálcio e a saúde dos ossos (Bonjour, 2005). E pelo menos duas revisões da literatura clínica mostram que não há qualquer relação entre o consumo de proteínas e a perda de cálcio nos ossos ou osteoporose (Fenton e cols., 2009; Fenton e cols., 2011).

Depois, o texto cita uma correlação entre o consumo de laticínios e a incidências de fraturas ósseas na população. Eu não encontrei nenhum trabalho publicado que mostrasse isso, mas encontrei a figura abaixo em um blog da Internet.

Fonte: precisionnutrition.com

Sem dúvida, há uma clara correlação linear entre o consumo diário de cálcio e o número de fraturas na população. Mas eu também encontrei as figuras abaixo em páginas na Internet, de modo que eu acredito que elas tenham o mesmo grau de confiabilidade que a anterior.

Fonte: media.aau.dk

Na figura da esquerda, sem dúvida, há uma clara correlação com tendência linear entre o consumo anual de chocolate e a quantidade de Prêmios Nobel recebido pelo país em questão. Já na figura da direita, sem dúvida, há uma clara correlação quadrática entre o uso de Facebook pela população e o número de Nobel recebido. Dessa forma, acho razoável que o Ministério da Saúde recomende a diminuição extrema do consumo de cálcio pela população brasileira. Além disso, acho que o Ministério da Educação deveria suspender o Programa Ciência Sem Fronteiras e investir todo o dinheiro em chocolate! E claro, recomendar que os alunos usem o Facebook ainda mais, visto que, sem dúvida, esses dois fatores aumentam a capacidade e inteligência da população. Ironia Mode ON...

Como conclusão: o leite é uma fonte de proteínas, gorduras e cálcio realmente milenar e deve ter tido papel importante na evolução humana, especialmente na Europa. Mas é essencial: não. Pessoas com intolerância à lactose vivem muito bem sem leite, usando outras fontes alimentares. Eu realmente me surpreendi em ver que realmente os pesquisadores estão investigando possíveis efeitos danosos do leite, especialmente em relação à obesidade infantil e doenças imunes. E pesquisas futuras podem comprovar a relação entre o leite e essas doenças em alguns casos. Algumas pessoas não tomam leite devido ao impacto causado pela indústria de laticínios, seja em relação ao modo de criação dos animais ou aos danos ambientais causados pelo gado e pelo desmatamento para a plantação de pastagens. Acho isso mais que legítimo! Mas não beber leite porque ele vai deixar o seu corpo ácido e corroer os seus ossos, é demais. Acreditar em qualquer coisa escrita na Internet é muito mais prejudicial à saúde do que o leite. Sem sombra de dúvida.

Referências:

BEJA-PEREIRA, A.; LUIKART, G.; ENGLAND, P. R.; BRADLEY, D. G.; JANN, O. C.; BERTORELLE, G.; CHAMBERLAIN, A. T.; NUNES, T. P.; METODIEV, S.; FERRAND, N.; ERHARDT, G. Gene-culture coevolution between cattle milk protein genes and human lactase genes. Nature Genetics, v. 35, n. 4, p. 311-313, 2003.

BONJOUR, J. P. Dietary protein: an essential nutrient for bone health. Journal of the American College of Nutrition, v. 24, n. 6 Suppl, p. 526S-536S, 2005.

BONJOUR, J. P. Nutritional disturbance in acid-base balance and osteoporosis: a hypothesis that disregards the essential homeostatic role of the kidney. British Journal of Nutrition, v. 110, n. 7, p. 1168-1177, 2013.

DEBIEC, H.; LEFEU, F.; KEMPER, M. J.; NIAUDET, P.; DESCHÊNES, G.; REMUZZI, G.; ULINSKI, T.; RONCO, P. Early-childhood membranous nephropathy due to cationic bovine serum albumin. New England Journal of Medicine, v. 364, n. 22, p. 2101-2110, 2011.

FENTON, T. R.; LYON, A. W.; ELIASZIW, M.; TOUGH, S. C.; HANLEY, D. A. Meta-analysis of the effect of the acid-ash hypothesis of osteoporosis on calcium balance. Journal of Bone and Mineral Research, v. 24, n. 11, p. 1835-1840, 2009.

FENTON, T. R.; TOUGH, S. C.; LYON, A. W.; ELIASZIW, M.; HANLEY, D. A. Causal assessment of dietary acid load and bone disease: a systematic review & meta-analysis applying Hill's epidemiologic criteria for causality. Nutrition Journal, v. 10, p. 41, 2011.

FÜCHTENBUSCH, M.; KARGES, W.; STANDL, E.; DOSCH, H. M.; ZIEGLER, A. G. Antibodies to bovine serum albumin (BSA) in type 1 diabetes and other autoimmune disorders. Experimental and Clinical Endocrinology and Diabetes, v. 105, n. 2, p. 86-91, 1997.

HEANEY, R. P.; DOWELL, M. S.; RAFFERTY, K.; BIERMAN, J. Bioavailability of the calcium in fortified soy imitation milk, with some observations on method. American Journal of Clinical Nutrition, v. 71, n. 5, p. 1166-1169, 2000.

KELLER, J. L.; LANOU, A.; BARNARD, N. D. The consumer cost of calcium from food and supplements. Journal of the American Dietetic Association, v. 102, n. 11, p. 1669-1671, 2002.

KNIP, M.; VIRTANEN, S. M.; BECKER, D.; DUPRE, J.; KRISCHER, J. P.; AKERBLOM, H. K.; GROUP, T. S. Early feeding and risk of type 1 diabetes: experiences from the Trial to Reduce Insulin-dependent diabetes mellitus in the Genetically at Risk (TRIGR). American Journal of Clinical Nutrition, v. 94, n. 6 Suppl, p. 1814S-1820S, 2011.

KOLETZKO, B.; VON KRIES, R.; CLOSA, R.; ESCRIBANO, J.; SCAGLIONI, S.; GIOVANNINI, M.; BEYER, J.; DEMMELMAIR, H.; GRUSZFELD, D.; DOBRZANSKA, A.; SENGIER, A.; LANGHENDRIES, J. P.; ROLLAND CACHERA, M. F.; GROTE, V.; EUROPEAN CHILDHOOD OBESITY TRIAL STUDY, G. Lower protein in infant formula is associated with lower weight up to age 2 y: a randomized clinical trial. American Journal of Clinical Nutrition, v. 89, n. 6, p. 1836-1845, 2009.

MELNIK, B. C. Excessive Leucine-mTORC1-Signalling of Cow Milk-Based Infant Formula: The Missing Link to Understand Early Childhood Obesity. Journal of Obesity, v. 2012, p. 197653, 2012.

MICHAELSEN, K. F.; GREER, F. R. Protein needs early in life and long-term health. American Journal of Clinical Nutrition, p. 0.3945/ajcn.3113.072603, 2014.

QIN, L. Q.; XU, J. Y.; WANG, P. Y.; GANMAA, D.; LI, J.; WANG, J.; KANEKO, T.; HOSHI, K.; SHIRAI, T.; SATO, A. Low-fat milk promotes the development of 7,12-dimethylbenz(A)anthracene (DMBA)-induced mammary tumors in rats. International Journal of Cancer, v. 110, n. 4, p. 491-496, 2004.

TRUSWELL, A. S. The A2 milk case: a critical review. European Journal of Clinical Nutrition, v. 59, n. 5, p. 623-631, 2005.

VAARALA, O. The gut immune system and type 1 diabetes. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 958, p. 39-46, 2002.

WINER, S.; ASTSATUROV, I.; CHEUNG, R. K.; SCHRADE, K.; GUNARATNAM, L.; WOOD, D. D.; MOSCARELLO, M. A.; O'CONNOR, P.; MCKERLIE, C.; BECKER, D. J.; DOSCH, H. M. T cells of multiple sclerosis patients target a common environmental peptide that causes encephalitis in mice. Journal of Immunology, v. 166, n. 7, p. 4751-4756, 2001.

Comentários

  1. Incrível!
    Quando se pensa que a intelectualidade imparcial está perdida, encontro sei-lá-como este blog!
    Parabéns sobre sua dissertação imparcial mostrando o argumento científico e apresentando fontes e mais fontes.
    Algumas pessoas provavelmente confundirão imparcialidade + resolução [conclusão] científica com polaridade e 'tendesiosismo', acusando-o de apelar para um lado da conversa quando, na verdade, só foi exposta a verdade datada e documentada sobre algum assunto polêmico.
    Continuarei acompanhando seu trabalho, muito interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção: outros mamíferos adultos, como o gato, se alimentam de leite. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Além dos humanos, gatos domesticados se alimentam de leite de vaca depois de adulto e não são intoxicados por isso. Vale a experiência, dê um pires de leite a um gato durante 6 meses e depois leve ao veterinário para fazer um check up completo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns David Majerowicz...E ao Maurício R. Quirino do Charges Também...

    ResponderExcluir
  5. Por algum motivo, eu não estou conseguindo responder aos comentários. Então vou escrever um novo, mas é uma resposta ao Clovis e ao Alessandro.

    Os gatos adultos só bebem leite porque nós damos para eles; ele não criam as vacas. Eu fiz uma pesquisa rápida sobre a persistência da lactase em mamíferos não humanos, mas não encontrei muita coisa. De modo geral, se aceita que o fenômeno é exclusivo do homem. No único trabalho que eu achei, os pesquisadores mostraram que os leitões perdem 2/3 da capacidade de absorver a lactose depois do desmame (Murray e cols., 1991). Um estudo recente com gatos e cachorros mostrou que eles tem alguma lactase no intestino, mas os cachorros têm duas vezes mais (Batchelor e cols., 2011). Segundo os autores, ambos poderiam beber leite (os cachorros mais que os gatos!), mas eles citam um livro (Kirk e cols., 2000) que diz que gatos adultos podem ter diarreia se beberam muito leite. Mas não tenho acesso ao livro, então não posso confirmar a informação.

    Referências:

    Batchelor DJ, Al-Rammahi M, Moran AW, Brand JG, Li X, Haskins M, German AJ, Shirazi-Beechey SP. Sodium/glucose cotransporter-1, sweet receptor, and disaccharidase expression in the intestine of the domestic dog and cat: two species of different dietary habit. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2011 Jan;300(1):R67-75.

    Kirk C, Debraekeleer J, Armstrong PJ. Normal cats. In: Small Animal Clinical Nutrition, edited by Hand MS, Thatcher CD, Remillard RL, Roudebush P. Topeka, Kansas: Walsworth, 2000, p. 291–303.

    Murray RD, Ailabouni AH, Powers PA, McClung HJ, Li BU, Heitlinger LA, Sloan HR. Absorption of lactose from colon of newborn piglet. Am J Physiol. 1991 Jul;261(1 Pt 1):G1-8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante!

      Sobre a questão do leite de vaca, tenho um exemplo em minha casa: Tenho 5 gatos. A primeira que tivemos, a mais velha, numa época de ignorância nossa, tomava leite de vaca desde filhote. Nunca teve nenhum sintoma. Os outros, por outro lado, não foram alimentados com o leite, e a única vez que tomaram depois de adultos, tiveram diarreia!

      Certa vez tirei uma dúvida que eu tinha em relação a essa questão com a veterinária deles. Eu queria saber se podia continuar dando leite para a gata mais velha pois eu tinha desmamado mas ela sentia falta. Ela disse que se a gata foi acostumada desde nova e não tinha sintomas, podia desde que fosse em pequenas quantidades. Atualmente, nenhum deles tomam nenhum leite.

      Lembrando que mesmo quando filhotes, os veterinários não recomendam dar leite de vaca para gatos.

      Excluir
  6. David,
    Parabéns pelo blog e por esse texto! Infelizmente, as pessoas acreditam em comentários desse tipo, sempre. Num curso de formação continuada para professores de Biologia, uma cursista afirmava que citrato é um excelente antioxidante e não aceitava a explicação "química" de que não é antioxidante. Por que? Porque leu numa página de uma loja de produtos naturais!
    Abraços,
    Bianconi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco