Pular para o conteúdo principal

Antibióticos engordam?

A associação parece absurda, mas é uma nova hipótese para explicar, pelo menos em parte, a epidemia de obesidade no mundo ocidental. Trinta por cento da população dos Estados Unidos está obesa. A projeção para o futuro da população brasileira é de que, se nada for feito, 95 % das pessoas estejam acima do peso em 2050; e os gastos com saúde para tratar doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, pressão alta e problemas de coração, podem chegar a 330 bilhões de dólares em 40 anos!!! OK, mas o que os antibióticos têm a ver com isso?

Os antibióticos são muito usados na criação de animais para consumo de carne, principalmente frangos e porcos. Um dos motivos é o seguinte: como esses animais são criados em uma densidade alta (ou seja, muitos bichos em um pequeno espaço), a chance de alguma doença causada por bactéria se espalhar pela fazenda é grande. Assim, baixas doses de antibióticos são usadas de rotina na criação para evitar o problema. Um problema dessa prática é a chance do surgimento de micróbios super-resistentes. Esse uso exagerado de antibióticos é um dos argumentos dos que defendem o maior consumo de carne orgânica, onde os animais são criados livres e em uma densidade menor, e sem a utilização do remédio.

Mas os antibióticos não tem só essa função. Desde a década de 1940, se sabe que a utilização de antibióticos é capaz de aumentar o ganho de peso tanto em frango quando em porcos. Desde então a criação de animais tem usado essas drogas como estimulantes de crescimento e para aumentar a eficiência da alimentação. O problema é que ninguém tinha a menor ideia de porque ou como esse efeito acontecia. A partir da década de 1960, os cientistas começaram a se preocupar com possíveis efeitos desse uso indiscriminado de antibióticos para o meio ambiente e para as pessoas.

Somente recentemente, a importância das bactérias naturalmente presentes no intestino dos animais (que era chamada de flora intestinal e hoje é conhecida como microbiota) para a fisiologia dos organismos começou a ser estudada. Vários trabalhos mostraram relação entre a composição de bactérias da microbiota e o peso corporal dos animais estudados. E agora você deve ter falado: “Ah! E se os antibióticos estiverem matando ou mudando a microbiota dos bichos e deixando eles gordos?” E foi exatamente isso que alguns pesquisadores foram investigar. Eles trataram camundongos logo depois do desmame com doses baixas de antibióticos por sete semanas. Depois disso, embora os bichos tivessem o mesmo peso, os animais tratados tinham uma quantidade maior de gordura. Por quê? Os cientistas viram que hormônios e genes envolvidos com o metabolismo de gorduras estavam desregulados. Além disso, embora a quantidade de bactérias do intestino dos camundongos fosse a mesma, os tipos de bactérias presentes era diferente.

Tá, mas isso é como camundongo. Com gente funciona? Um grupo de pesquisadores analisaram dados clínicos obtidos de mais de 11 mil crianças britânicas. As crianças que receberam antibióticos antes dos seis meses tinham uma chance 20 % maior de ser gordinhas, mesmo descontando os possíveis efeitos familiares (genéticos e socioeconômicos).

O cenário que se desenha indica que a utilização de antibióticos pode ser um dos responsáveis pela epidemia de obesidade no mundo ocidental nas últimas duas décadas. Porém, é impossível não usar antibióticos para o tratamento de crianças com algum tipo de infecção por bactéria. Essas drogas foram essenciais para o grande aumento da expectativa de vida da população no século XX. Mas, por incrível que pareça, a maior parte dos antibióticos produzidos são usados na criação animal. Essas drogas persistem em baixas quantidades na carne produzida, mas também contaminam a água dos rios e o solo das plantações. A população humana pode estar recebendo doses baixas de antibióticos de modo constante e os efeitos são imprevisíveis. São urgentes mais estudos desses efeitos sobre nós e, talvez, uma regulação mais rígida da utilização de antibióticos como estimulantes de crescimento na criação de frangos e porcos.

Referências

CHO, I.; YAMANISHI, S. et al. Antibiotics in early life alter the murine colonic microbiome and adiposity. Nature, v. 488, n. 7413, p. 621-626, 2012.

RAY, K. Gut microbiota: adding weight to the microbiota's role in obesity--exposure to antibiotics early in life can lead to increased adiposity. Nature Review Endocrinology, v. 8, n. 11, p. 623, 2012.

RILEY, L. W.; RAPHAEL, E.; FAERSTEIN, E. Obesity in the United States – Dysbiosis from Exposure to Low-Dose Antibiotics? Frontiers in Public Health, v. 1, p. 69, 2013.

TERNAK, G. Antibiotics may act as growth/obesity promoters in humans as an inadvertent result of antibiotic pollution? Medical Hypotheses, v. 64, n. 1, p. 14-16, 2005.

TRASANDE, L.; BLUSTEIN, J. et al. Infant antibiotic exposures and early-life body mass. International Journal of Obesity, v. 37, n. 1, p. 16-23, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch