segunda-feira, 21 de julho de 2014

Degeneração macular: radicais livres + sistema imune

(Fonte: www.deborapedroso.com)
A degeneração macular é principal causa de problemas de visão e cegueira em pessoas idosas no mundo desenvolvido. Existem diferentes causas para ela e, por isso, o mecanismo por traz da doença ainda é desconhecido.

Recentemente, pesquisadores americanos publicaram os resultados das suas pesquisas na revista PLoS ONE, onde mostram avanços no entendimento de como a doença acontece e uma forma experimental para combatê-la. Os resultados indicam que a degeneração macular é, pelo menos parcialmente, causada por danos resultantes dos radicais livres e ativação desregulada do sistema imune do corpo.

Os pesquisadores já sabiam que os olhos das pessoas afetadas pela degeneração macular apresentavam uma maior quantidade de um lipídeo específico, danificado pelos radicais livres. Quando testado no laboratório, esse lipídeo causou a ativação de células do sistema imune e inflamação das células da retina. Então usando um modelo animal, os cientistas testaram um tratamento experimental. Camundongos onde a degeneração macular foi induzida foram tratados com dois compostos já usados como supressores do sistema imune e isso foi capaz de impedir os danos na retina e perda da visão.

Esses resultados indicam que os danos causados pelos radicais livres desregulam o sistema imune que por fim acaba por prejudicar a visão. Felizmente, essa cascata de eventos permite que diferentes pontos possam ser estudados e novas formas de tratamento sejam descobertas. Essa é uma nova esperança para as pessoas sob risco de perderem a visão devido a essa doença.

Referência

CRUZ-GUILLOTY, F.; SAEED, A. M.; DUFFORT, S.; CANO, M.; EBRAHIMI, K. B.; BALLMICK, A.; TAN, Y.; WANG, H.; LAIRD, J. M.; SALOMON, R. G.; HANDA, J. T.; PEREZ, V. L. T cells and macrophages responding to oxidative damage cooperate in pathogenesis of a mouse model of age-related macular degeneration. PLoS ONE, v. 9, n. 2, p. e88201, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário