Pular para o conteúdo principal

Por isso os vampiros são imortais?


O envelhecimento da população mundial vem crescendo atualmente, devido a melhorias na qualidade de vida, nas tecnologias empregadas para a saúde e devido ao grande número de tratamentos para as mais diversas enfermidades. Apesar destes avanços, diversas disfunções associadas ao envelhecimento ainda são muito frequentes, como por exemplo, a perda de função cognitiva (habilidades mentais como aprendizado, memória, tomada de decisões, linguagem, julgamento, entre diversas outras). Desta forma, vive-se mais, mas não tão bem assim.

O hipocampo é a região do cérebro responsável por controlar a memória espacial (aquela que usamos para nos orientar) e de curta duração. Doenças típicas do envelhecimento, como o Alzheimer, são conhecidas por afetarem o hipocampo, diminuindo o número de neurônios nesta região e também a plasticidade neuronal (capacidade dos neurônios modificarem sua estrutura de acordo com estímulos). Com isso, os sintomas clássicos de Alzheimer aparecem, principalmente a perda de memória recente.

Estudos anteriores demonstraram que a transfusão de sangue de animais novos para animais velhos tem a capacidade de regenerar tecidos e órgãos, como músculo, fígado e cérebro (a gente já escreveu sobre isso aqui). Se essa melhora estrutural representa uma melhora funcional, não se sabe. Cientistas norte-americanos demonstraram que de fato, sangue ‘’novo’’ melhora a função cognitiva, como o aprendizado e a memória, funções estas perdidas com o envelhecimento.

Utilizando ratos como modelo experimental, eles demonstraram que o tratamento de ratos velhos com sangue de um animal jovem, mas não o de um animal de idade semelhante, é capaz de estimular uma proteína importante para a função do hipocampo, chamada de CREB pelos cientistas. O aumento de CREB no hipocampo de ratos que receberam sangue jovem foi capaz de aumentar o número de neurônios, a plasticidade dos neurônios, o aprendizado e a memória, melhorando, portanto, a capacidade cognitiva de ratos ‘’idosos’’!

As moléculas presentes no sangue dos animais jovens que são de fato responsáveis pelo efeito rejuvenescedor na função cognitiva (seria o sangue jovem o elixir da juventude?) ainda não foram identificadas. Os autores discutem que descobrindo quais moléculas são responsáveis por esse efeito, seríamos capazes de utilizá-las para o tratamento de distúrbios neurológicos associados com o envelhecimento, como por exemplo, o Alzheimer. Estaríamos caminhando para um ‘’vampirismo’’ da atualidade, onde o sangue jovem poderia ser a fórmula para a juventude, e possivelmente uma maior longevidade? Fato é que o sangue ainda pode ter muito a nos surpreender.

Referência
Villeda S.A. et al. Young blood reverses age-related impairments in cognitive function and synaptic plasticity in mice. Nature Medicine, 20, 659-663, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch