Pular para o conteúdo principal

[Blogue do Rodrigo] O ‘’timing’’ da puberdade é modificado pela... dieta!



Durante o período da puberdade, diversas modificações hormonais ocorrem no corpo de meninos e meninas. Essas modificações são essenciais para o amadurecimento do indivíduo do ponto de vista reprodutivo. A final de contas, a função primária definida para nós, desde nosso nascimento, é perpetuar nossa espécie através da reprodução. Nas mulheres, o sinal que marca o início da maturação sexual é denominado menarca, o primeiro fluxo menstrual.

Observando a idade com que mulheres tem sua primeira menstruação de um ponto de vista histórico, observamos que no século XIX, a média de idade era de 19 anos (incrível, né?). Com o passar dos tempos, e graças a diversas mudanças no estilo de vida da sociedade (revoluções industriais, difusão do plantio agrícola, melhoria nas condições de saúde e saneamento), foi se observando o surgimento da primeira menstruação de maneira mais precoce, até a atual média de 12 anos de idade.

Juntamente com a puberdade precoce, importantes doenças foram afetando cada vez mais pessoas, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Diversos estudos sugerem uma relação positiva entre a puberdade precoce com o aumento do risco de infarto, desenvolvimento de obesidade ou surgimento de câncer de mama, por exemplo. Sabendo que a dieta foi um dos fatores mais modificados do século XIX para os dias atuais, e que a dieta pode estar relacionada com todas as doenças citadas acima, a pergunta que surge é: o estado nutricional pode definir o timing da puberdade? Cientistas espanhóis e norte-americanos tentaram responder essa pergunta.

Usando um modelo experimental em camundongos, eles de fato observaram que o estado nutricional é capaz de determinar o timing da puberdade das fêmeas. Fêmeas que tinham mais comida disponível entravam na puberdade mais precocemente. De maneira contrária, a falta de comida foi capaz de retardar a puberdade em outro grupo de fêmeas. Essas modificações no timing da puberdade foram acompanhadas por uma alteração em um sensor metabólico chamado SIRT1 em neurônios do hipotálamo, uma região conhecida por regular... o timing da puberdade!

Os cientistas observaram que durante o desenvolvimento normal da puberdade, SIRT1 diminui em neurônios produtores de um hormônio chamado Kisspeptina. Essa diminuição de SIRT1 promove alterações na conformação do DNA que, por sua vez, permite a produção de Kisspeptina. Kisspeptina vai poder então regular a liberação de hormônios sexuais para iniciar a puberdade. Quando as fêmeas se alimentam mais, a proteína SIRT1 diminui mais cedo, o que causa o surgimento da puberdade precoce. Ao contrário, a desnutrição retarda a diminuição de SIRT1, o que causa o retardo da puberdade.

Apesar desses resultados serem obtidos de camundongos, é possível que o mesmo ocorra conosco, seres humanos. Até termos certeza, garanta que as crianças que você conhece tenham dietas regradas, e comam o suficiente. Nem a mais, nem a menos. Com isso, podemos estar contribuindo para uma puberdade correta, e evitando o surgimento de diversas doenças ao longo dos anos.

Referência:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch