Pular para o conteúdo principal

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer


Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza. Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia, essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta.

Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que alguém descobre uma planta maravilhosa e não mostra à comunidade científica? E fica pior: uma rápida busca no Google mostra que Dr. Shallenberger tem o currículo bem manchado. Em 1994, ele teve sua licença médica cassada na Califórnia devido a várias acusações de incompetência, negligência, e desonestidade e corrupção. Dr. Shallenberger então se mudou para o estado vizinho de Nevada. Lá, também tem vários processos nas costas, incluindo um erro médico que custou a vida de um paciente, onde ele diagnosticou um câncer de cólon como hemorroidas. Em resumo: meu alerta de charlatão está em nível crítico!

Então fiz uma extensa revisão do que já foi publicado pela comunidade científica sobre o melão São Caetano e suas propriedades medicinais, e encontrei mais de 200 trabalhos (e nenhum deles do Dr. Shallenberger, obviamente)! Como é muita informações, eu vou abordar os resultados cientificamente comprovados em três diferentes postagens: hoje sobre câncer, e depois sobre diabetes e sistema imune (aquele que nos defende de infecções).

Se você procurar no Google sobre o melão São Caetano, toda a primeira página de resultados diz a mesma coisa: melão São Caetano cura o câncer. Mas eu vou ser do contra e vou dizer, com respaldo científico, que não. O único trabalho científico feito com humanos foi realizado por um grupo da Tailândia (PONGNIKORN et al., 2003). Os pesquisadores analisaram o efeito do melão São Caetano sobre mulheres com câncer de útero que estavam sendo submetidas à radioterapia. Os cientistas não observaram qualquer diferença nos tumores entre quem recebeu ou não a planta. Dessa forma, é leviano e perigoso afirmar que o melão São Caetano é capaz de curar o câncer. Todos os outros testes até hoje foram feitos apenas em células de cultura no laboratório ou em camundongos. O que não quer dizer que eles não são animadores.

Começando do começo, diversos grupos testaram os efeitos de proteínas ou compostos isolados da planta sobre células de tumores mantidas em cultura nos laboratório. Algumas proteínas purificadas do melão São Caetano são capazes de bloquear a capacidade das células de produzir outras proteínas, o que pode ser usado para evitar que o tumor cresça ou pode mata-lo. Diversos grupos de pesquisa mostraram então que essas proteínas podem agir contra vários tipos de câncer em cultura, como rim, pulmão, mama, próstata, pele, fígado, bexiga e útero (CAO et al., 2015; FAN et al., 2015; FANG et al., 2012a, 2012b, 2012c; HAO et al., 2014; LEE-HUANG et al., 2000; LI et al., 2009; LV et al., 2015; MANOHARAN; JAISWAL; SINGH, 2014; RYBAK et al., 1994; SU et al., 2009). Já a semente do melão São Caetano possui uma grande quantidade de uma gordura específica, chamada ácido linoleico conjugado. Algumas pesquisas mostraram que esse composto tem efeito antitumoral contra células de câncer de cólon e mama, e de leucemia (GROSSMANN et al., 2009; KOBORI et al., 2008; YASUI et al., 2005). Porém, essa gordura também pode ser tóxica contra as células saudáveis (KOBORI et al., 2008). Por último, diversos outros compostos foram purificados e testados, mostrando capacidade de matar células de câncer de útero, próstata, pulmão, cérebro, fígado, estômago, mama, e leucemia em cultura (AKIHISA et al., 2007; LI et al., 2012b; PITCHAKARN et al., 2011, 2012a, 2012b; SAENGSAI et al., 2015; TABATA et al., 2012; WANG et al., 2012; WENG et al., 2013; ZHANG et al., 2012; ZHAO et al., 2014). Esses resultados apenas mostram que o melão São Caetano é uma interessante fonte de novos compostos com atividade para combater tumores, e estão muito longe do comprovar que consumir a planta ajuda pessoas doentes. As proteínas provavelmente serão digeridas no estômago do paciente e vão perder seus efeitos. A gordura e os outros compostos podem não ser absorvidos ou estarem presentes em uma quantidade muito pequena, de modo que o consumo da planta mesmo que muito, não seria suficiente para atacar os tumores.

Os cientistas também testaram diferentes extratos da planta sobre as células tumorais em cultura. Ao contrário dos compostos isolados, os extratos podem ser uma aproximação melhor do consumo da planta, mas também não podem ser levados como prova cabal que o melão São Caetano cura o câncer. Isso porque os extratos feitos em laboratório costumam ser muito mais concentrados (“fortes”) do que os sucos ou chás que conseguiríamos fazer em casa. Seria como beber o xarope do guaraná natural puro no lugar de diluir em água! E o que os pesquisadores viram? O extrato da folha do melão São Caetano deixa células tumorais mais sensíveis à quimioterapia (LIMTRAKUL; KHANTAMAT; PINTHA, 2004), além de reduzir a capacidade de migração de células de câncer de próstata e pulmão (HSU et al., 2012; PITCHAKARN et al., 2010). Já as culturas de câncer de mama, faringe, estômago, cólon e reto, fígado, ovário, e adrenocarcinomas se mostram sensíveis à ação dos extratos da planta (BRENNAN; WANG; YANG, 2012; LI et al., 2012a; RAY et al., 2010; WAIYAPUT et al., 2012; YUNG et al., 2015). Porém, na contramão do que foi mostrado acima, um grupo de cientistas alemão não conseguiu ver efeito do extrato do melão São Caetano sobre células de câncer de mama (ERHARUYI et al., 2014). Essa diferença pode ter sido causada pelo uso de um diferente tipo de extrato ou de tumor de mama (esses tipos de inconsistências são comuns na Ciência, talvez até mais do que deveriam, mas isso é assunto para outra postagem).

Passando para testes em animais, os cientistas também obtiveram resultados interessantes. A injeção de proteínas purificadas do melão São Caetano em camundongos foi capaz de combater câncer de mama, próstata e fígado (CAO et al., 2015; FANG et al., 2012b; LEE-HUANG et al., 2000; SU et al., 2009). Nesses experimentos, foram usados modelos de câncer chamados de xenotransplante, onde células tumorais cultivadas em laboratório são injetadas nos animais. Essas células se desenvolvem e formam um tumor. Esse modelo é bom para se testar se compostos que combatem células tumorais nas culturas de laboratório também são capazes de fazer isso em um sistema mais complexo. Ele também ajudar a estimar a toxidade do tratamento. Assim, um grupo de pesquisadores chineses e americanos mostrou que, embora seja eficiente no combate a tumores, a proteína α-MMC é potencialmente tóxica para as células saudáveis, o que deve inviabilizar sua utilização como tratamento para o câncer em humanos (CAO et al., 2015).

O ácido linoleico conjugado presente nas sementes do melão São Caetano também foi testado em animais e foi capaz de combater tumores causados por agentes químicos em camundongos (KOHNO et al., 2002). Outros compostos isolados da planta também foram usados nesses modelos e se mostraram eficientes (AKIHISA et al., 2007; ZHANG et al., 2012). Alguns grupos também testaram o uso do extrato total do melão São Caetano que em camundongos foi capaz de reduzir a migração (PITCHAKARN et al., 2010) e causar a morte de células de câncer de próstata (PITCHAKARN et al., 2012b; RU et al., 2011). O extrato também teve atividade contra o câncer de ovário (YUNG et al., 2015).

O trabalho mais interessante sobre os possíveis efeitos do melão São Caetano sobre o câncer foi publicado há mais de 20 anos por um grupo de cientistas indianos. Os pesquisadores expuseram os camundongos a um agente químico tóxico, conhecido por causar câncer no estômago. E então suplementaram a ração dos animais com 5 % de extrato da planta. Os animais que comeram o extrato apresentaram uma redução de 70 % no aparecimento de tumores (DEEP et al., 2004).

Todos esses resultados indicam que o melão São Caetano tem potencial para fornecer novos compostos para serem trabalhados pela indústria farmacêutica. O extrato da planta apresentou alguns resultados interessantes no tratamento em animais, mas ainda não em pacientes humanos. De qualquer modo, o suco ou chá do melão São Caetano é consumido tradicionalmente na Ásia, o que mostra que ele não deve fazer mal. Se você quiser tomar, fique à vontade. Mas os pacientes com câncer nunca devem substituir o tratamento prescrito por um oncologista por qualquer outra coisa que leu na Internet (principalmente se quem recomenda é um médico não muito confiável).

Referências

AKIHISA, T. et al. Cucurbitane-type triterpenoids from the fruits of Momordica charantia and their cancer chemopreventive effects. Journal of Natural Products, v. 70, n. 8, p. 1233–1239, 2007.

BRENNAN, V. C.; WANG, C.-M.; YANG, W.-H. Bitter melon (Momordica charantia) extract suppresses adrenocortical cancer cell proliferation through modulation of the apoptotic pathway, steroidogenesis, and insulin-like growth factor type 1 receptor/RAC-α serine/threonine-protein kinase signaling. Journal of Medicinal Food, v. 15, n. 4, p. 325–334, 2012.

CAO, D. et al. Alpha-momorcharin (α-MMC) exerts effective anti-human breast tumor activities but has a narrow therapeutic window in vivo. Fitoterapia, v. 100, p. 139–149, 2015.

DEEP, G. et al. Cancer preventive potential of Momordica charantia L. against benzo(a)pyrene induced fore-stomach tumourigenesis in murine model system. Indian Journal of Experimental Biology, v. 42, n. 3, p. 319–322, 2004.

ERHARUYI, O. et al. Anticancer activity of five forest crops used in African folklore: antiproliferative and pro-apoptotic effects. Natural Product Research, p. In press, 2014.

FAN, X. et al. Α-MMC and MAP30, two ribosome-inactivating proteins extracted from Momordica charantia, induce cell cycle arrest and apoptosis in A549 human lung carcinoma cells. Molecular Medicine Reports, v. 11, n. 5, p. 3553–3558, 2015.

FANG, E. F. et al. The MAP30 protein from bitter gourd (Momordica charantia) seeds promotes apoptosis in liver cancer cells in vitro and in vivo. Cancer Letters, v. 324, n. 1, p. 66–74, 2012a.

FANG, E. F. et al. In vitro and in vivo anticarcinogenic effects of RNase MC2, a ribonuclease isolated from dietary bitter gourd, toward human liver cancer cells. International Journal of Biochemistry and Cell Biology, v. 44, n. 8, p. 1351–1360, 2012b.

FANG, E. F. et al. RNase MC2: A new Momordica charantia ribonuclease that induces apoptosis in breast cancer cells associated with activation of MAPKs and induction of caspase pathways. Apoptosis, v. 17, n. 4, p. 377–387, 2012c.

GROSSMANN, M. E. et al. Eleostearic acid inhibits breast cancer proliferation by means of an oxidation-dependent mechanism. Cancer Prevention Research, v. 2, n. 10, p. 879–886, 2009.

HAO, L. et al. Expression of Momordica charantia MAP30 and its anti-tumor effect on bladder cancer cells. Minerva Urologica e Nefrologica, p. In press, 2014.

HSU, H. Y. et al. Antimigratory effects of the methanol extract from Momordica charantia on human lung adenocarcinoma CL1 cells. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, v. 2012, p. 819632, 2012.

KOBORI, M. et al. α-Eleostearic acid and its dihydroxy derivative are major apoptosis-inducing components of bitter gourd. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 56, n. 22, p. 10515–10520, 2008.

KOHNO, H. et al. Dietary conjugated linolenic acid inhibits azoxymethane-induced colonic aberrant crypt foci in rats. Japanese Journal of Cancer Research: Gann, v. 93, n. 2, p. 133–142, 2002.

LEE-HUANG, S. et al. Inhibition of MDA-MB-231 human breast tumor xenografts and HER2 expression by anti-tumor agents GAP31 and MAP30. Anticancer Research, v. 20, n. 2A, p. 653–659, 2000.

LI, C. et al. Momordica charantia Extract Induces Apoptosis in Human Cancer Cells through Caspase- and Mitochondria-Dependent Pathways. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2012, p. 261971, 2012a.

LI, M. et al. Anti-tumor activity and immunological modification of ribosome-inactivating protein (RIP) from Momordica charantia by covalent attachment of polyethylene glycol. Acta Biochimica et Biophysica Sinica, v. 41, n. 9, p. 792–799, 2009.

LI, Y. et al. Application of high-speed counter-current chromatography coupled with a reverse micelle solvent system to separate three proteins from Momordica charantia. Journal of Chromatography B: Analytical Technologies in the Biomedical and Life Sciences, v. 895-896, p. 77–82, 2012b.

LIMTRAKUL, P.; KHANTAMAT, O.; PINTHA, K. Inhibition of P-glycoprotein activity and reversal of cancer multidrug resistance by Momordica charantia extract. Cancer Chemotherapy and Pharmacology, v. 54, n. 6, p. 525–530, 2004.

LV, Q. et al. Recombinant expression and purification of a MAP30-cell penetrating peptide fusion protein with higher anti-tumor bioactivity. Protein Expression and Purification, v. 111, p. 9–17, 2015.

MANOHARAN, G.; JAISWAL, S. R.; SINGH, J. Effect of alpha, beta momorcharin on viability, caspase activity, cytochrome c release and on cytosolic calcium levels in different cancer cell lines. Molecular and Cellular Biochemistry, v. 388, n. 1-2, p. 233–240, 2014.

PITCHAKARN, P. et al. Momordica charantia leaf extract suppresses rat prostate cancer progression in vitro and in vivo. Cancer Science, v. 101, n. 10, p. 2234–2240, 2010.

PITCHAKARN, P. et al. Induction of G1 arrest and apoptosis in androgen-dependent human prostate cancer by Kuguacin J, a triterpenoid from Momordica charantia leaf. Cancer Letters, v. 306, n. 2, p. 142–150, 2011.

PITCHAKARN, P. et al. Kuguacin J isolated from Momordica charantia leaves inhibits P-glycoprotein (ABCB1)-mediated multidrug resistance. Journal of Nutritional Biochemistry, v. 23, n. 1, p. 76–84, 2012a.

PITCHAKARN, P. et al. Kuguacin J, a triterpeniod from Momordica charantia leaf, modulates the progression of androgen-independent human prostate cancer cell line, PC3. Food and Chemical Toxicology, v. 50, n. 3-4, p. 840–847, 2012b.

PONGNIKORN, S. et al. Effect of bitter melon (Momordica charantia Linn) on level and function of natural killer cells in cervical cancer patients with radiotherapy. Journal of the Medical Association of Thailand, v. 86, n. 1, p. 61–68, 2003.

RAY, R. B. et al. Bitter Melon (Momordica charantia) extract inhibits breast cancer cell proliferation by modulating cell cycle regulatory genes and promotes apoptosis. Cancer Research, v. 70, n. 5, p. 1925–1931, 2010.

RU, P. et al. Bitter melon extract impairs prostate cancer cell-cycle progression and delays prostatic intraepithelial neoplasia in TRAMP model. Cancer Prevention Research, v. 4, n. 12, p. 2122–2130, 2011.

RYBAK, S. M. et al. In vitro anti-tumor activity of the plant ribosome inactivating proteins MAP 30 and GAP 31. International Journal of Oncology, v. 5, n. 5, p. 1171–1176, 1994.

SAENGSAI, J. et al. Antibacterial and antiproliferative activities of plumericin, an iridoid isolated from Momordica charantia vine. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, v. 2015, p. 823178, 2015.

SU, D. X. et al. Ribosome-inactivating proteins isolated from dietary bitter melon induce apoptosis and inhibit histone deacetylase-1 selectively in premalignant and malignant prostate cancer cells. International Journal of Cancer, v. 125, n. 4, p. 774–782, 2009.

TABATA, K. et al. Kuguaglycoside C, a constituent of Momordica charantia, induces caspase-independent cell death of neuroblastoma cells. Cancer Science, v. 103, n. 12, p. 2153–2158, 2012.

WAIYAPUT, W. et al. Inhibitory effects of crude extracts from some edible Thai plants against replication of hepatitis B virus and human liver cancer cells. BMC Complementary and Alternative Medicine, v. 12, p. 246, 2012.

WANG, X. et al. Structures of new triterpenoids and cytotoxicity activities of the isolated major compounds from the fruit of Momordica charantia L. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 60, n. 15, p. 3927–3933, 2012.

WENG, J.-R. et al. Cucurbitane Triterpenoid from Momordica charantia Induces Apoptosis and Autophagy in Breast Cancer Cells, in Part, through Peroxisome Proliferator-Activated Receptor γ Activation. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine, v. 2013, p. 935675, 2013.

YASUI, Y. et al. Bitter gourd seed fatty acid rich in 9c,11t,13t-conjugated linolenic acid induces apoptosis and up-regulates the GADD45, p53 and PPARγ in human colon cancer Caco-2 cells. Prostaglandins Leukotrienes and Essential Fatty Acids, v. 73, n. 2, p. 113–119, 2005.

YUNG, M. M. H. et al. Bitter Melon (Momordica charantia) Extract Inhibits Tumorigenicity and Overcomes Cisplatin-Resistance in Ovarian Cancer Cells Through Targeting AMPK Signaling Cascade. Integrative Cancer Therapies, p. doi: 10.1177/1534735415611747, 2015.

ZHANG, J. et al. Cucurbitane triterpenoids from the leaves of Momordica charantia, and their cancer chemopreventive effects and cytotoxicities. Chemistry and Biodiversity, v. 9, n. 2, p. 428–440, 2012.

ZHAO, G. T. et al. Cucurbitane-type triterpenoids from the stems and leaves of Momordica charantia. Fitoterapia, v. 95, p. 75–82, 2014.

Comentários

  1. As considerações finais são conflitantes com o título. Acho que no fundo estava procurando base contra o curanderismo, certo? então pode concluir que a planta tem grande potencial, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o título não é conflitante; os teste em humanos com extrato da planta não mostraram efeitos contra o câncer. Então um suco dela não cura a doença. Mas compostos isolados do melão apresentaram alguns efeitos em modelos de laboratório. A planta tem grande potencial como fonte de novas terapias a serem estudadas e não como a terapia em si.

      Excluir
    2. Omeprazol cura câncer...
      É uma ironia Sheldon Cooper.

      Excluir
  2. Esse título não tem nada a ver com a matéria. Contradições... fala uma coisa e no desenvolvimento do texto acaba que afirmando que o melão são Caetano faz sim algum efeito. Ate o mais simples de camomila tem efeito benéfico.Nos Estados Unidos ele tbm é usado para o tratamento da AIDS. O melão são Caetano causa a apoptose das células.. ou seja, a célula doente comete suicídio. Por favor leia as matérias em inglês pois, português é somente 0,2% e olhe la. Estudos mesmo são de países que falam em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as referências do texto são em inglês. E isso não quer dizer que a pesquisa foi feita nos Estados Unidos. As pesquisas feitas no Brasil também são publicadas em inglês.

      Excluir
  3. Matéria um tanto duvidosa!!!...Tenho testemunho na família de cura de câncer com o extrato do melão de São Caetano!! Sabemos também que diversas outras plantas, homeopatia e tratamentos alternativos são usados para o câncer ficar em remissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma cura não indica que o tratamento funciona. Muitas outras coisas podem influenciar o resultado final. Por isso, os estudos clínicos precisam ser feitos com um número grande de pessoas e com grupos controle. Sem isso, não se pode afirmar nada.

      Excluir
  4. Será que não é dele esse site ?


    https://www.secondopinionnewsletter.com/Health-Alert-Archive/View-Archive/2172/Simple-plant-kills-up-to-98-of-cancer-cells--and-stops-diabetes.htm

    ResponderExcluir
  5. Se a medicina cientifica ainda não consiguiu descobrir algo que mata o cancer, e se sim, esconderam(há muitos rumores sobre)...ela não quer nunca que isso aconteça...se caso acontecer como ficaria a industria farmaceutica que lucra horrrores com falsas medicações que mais mata do que curam?
    Fica a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu texto e penso exatamente como você.

      Excluir
    2. Vcs estão 10000% CERTOS FAÇO PARTE DOS QUE PENSAM ASSIM,
      IMAGINEM, O HOMEM CONTROLA UMA NAVE MUITO DISTANTE, E NÃO CONSEGUE MATAR UMA CÉLULA CANCERÍGENA?

      Excluir
    3. Pode parecer estranho, mas é muito mais fácil controlar uma nave muito distante do que matar uma célula cancerígena. Explico: a nave foi feita pela gente mesmo; nós sabemos quantas peças tem, para que serve cada peça e (às vezes) como consertar se algo der errado. Uma célula é bem mais complexa para o nosso entendimento: nós não sabemos quantas peças tem, então nunca vamos saber quando o trabalho vai acabar (será que ainda existe mais um parafuso celular para descobrir?). Nós não sabemos para que serve cada peça, e a cada nova peça que descobrimos, o quadro geral fica mais complexo. Mas a cada dia vamos aprendendo um pouco mais. Assim, quando ao algo dá errado, tipo um câncer, não sabíamos nem por onde começar para resolver o problema. As nossas células não vem com manual de instrução.

      Excluir
  6. Cara não leva a mal nao mas meu pai esta com cancer na cabeça pancreas e começou a tomar o chá da folha do melão de São Caetano e pode acreditar em pouco tempo foi fazer outros exames e o médico ficou boquiaberta ele falou que o câncer já não davá para ver coisas de 6 meses mas fazendo quimioterapia também mas o próprio médico disse nossa foi muito rápido e meu pai não falou que tomou o chá associado com cloreto de magnésio eu posso te afirmar curas naturais que médicos falam que não funcionam e mentira funciona sim todo médico fala que bronquite asmática não tem cura e é mentira eu tive bronquite asmática e alérgica comecei a fazer autohemoterapia e desafio qualquer um a colocar mofo,poeira,perto de mim fiz 2 anos e não sinto mais nada da maldita bronquite asmática mais nada mesmo agora chega no medico e fala isso para ver as curas de tudo está na natureza pode acreditar outro exemplo outra erva mastruz vem falar que não serve pra nada tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já disse várias vezes: um relato de cura não indica que um tratamento funcione. Vários outras fatores podem ter influenciado. Para isso existem os testes clínicos que são feitos com milhares de pacientes e grupos controle. Sem isso, não se pode afirmar nada.

      Excluir
  7. Os médicos pouco conhecem os efeitos nutricionais da alimentação e das plantas medicinais, portanto só conseguem avaliar a doença, sem preocupar-se com a raiz do problema, o que ocasionou aquele mal. Felizmente as pessoas estão cada vez mais seletivas com as opiniões dos médicos e buscando tratamentos alternativos eficazes e ¨baratos¨

    ResponderExcluir
  8. Meu caro, faz á 37 anos eu morava em Porto Velho. Tinha uma filha de 2 anos e estava grávida de 6 meses do meu filho do meio. Neste período eu peguei malária muito comum na região naqueles tempos. xx de vivaz. O que me dava muito pouca chances de vida pata mim e meu filho, no útero á 6 meses. Foram 45 dias internada no HE de Porto Velho. 1 parada cardíaca e contaminação com Hepatite o que diminuiu ainda mais minhas chances de sobreviver e de meu filho. Com 45 dias internada e após perder 20 kg. Falei com meu médico e lhe pedi alta. Queria morrer perto de minha filha que tinha apenas 2 anos. Ele me concedeu a alta diante de meus argumentos. Voltei para minha casa numa vila militar de ambulância. Nem mais andava. Meu fígado estava se dessolvendo. Mas Deus sempre coloca um anjo em nossas vidas. E naqueles dias este anjo que chamava Maria.Que nesta época era minha vizinha.Procurou uma índia e pediu ajuda, e esta índia mandou que me oferecesse chá de melão São Caetano durante 7 dias. Ela cuidou de mim e me dava o chá. No terceiro dia pela primeira vez comi sem vomitar. No sétimo dia eu já andava e cuidava de minha filha. Viajei para o sul 30 dias após a alta. Meu filho nasceu 4 horas depois do desembarque de 8 meses. Graças a Deus perfeito e saudável. Então eu posso dizer que pelas mãos de Maria e daquela índia eu hoje posso ver e brincar com meus bisnetos e netos. Devo isto ao Melão de São Caetano. E eu repassei a receita a muitas pessoas que ficaram curadas de doenças de fígado, úlceras gástricas, pancreatite, diabetes, e gastrites Esta erva é uma benção de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente, um relato de cura não indica que um tratamento funcione. Vários outras fatores podem ter influenciado. Para isso existem os testes clínicos que são feitos com milhares de pacientes e grupos controle. Sem isso, não se pode afirmar nada.

      Excluir
    2. Cara para com este mesmo argumento novamente eu relato de cura não indica que um tratamento funcione toda hora você repete a mesma coisa se não tem argumento fique quieto se você não acredita cala está boca se babaca você não sabe nem o que você comeu ontem

      Excluir
    3. Isso não é o que eu acho; é um fato científico e estatístico. Tentar me ofender não vai mudar esse fato e refutar o argumento.

      Excluir
    4. D.Edite poderia nos informar a fórmula??

      Excluir
  9. Vc deve ser um daqueles médicos tradicionais,preocupado com seu lucro adquirido com a verba que recebe das indústrias farmacêuticas e sabe que a medicina alternativa é muito mais eficaz que a medicina tradicional ,que além de não obter a cura de doenças,tem diversos efeitos colaterais e um custo EXORBITANTE para os pacientes em particularidade,os que tem cancer. Nunca um médico que recebe verba de grandes indústrias do ramo irá reconhecer o poder de cura da natureza no tratamento de doenças,pois sabe que se as pessoas tratarem de maneira independente, não precisando de médico algum, o que será de vc ou dos médicos? Vc como a medicina tradicional deveriam se atualizar aceitar, que muito em breve as pessoas só irão buscar o tratamento natural para suas doenças ou prevenção destas e que a medicina tradicional corre o risco de extinguir. Aceita que dói menos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou biólogo, professor da UFRJ, e não recebo (e nem poderia) nenhum dinheiro da indústria farmacêutica. Eu só resumi o que está cientificamente publicado. Desculpa te decepcionar.

      Excluir
    2. SE VC É BIÓLOGO FAÇA O SEU TRABALHO ESTUDE, PESQUISE, NÃO FIQUE NAS ABAS ALHEIAS. VC É PROFESSOR NA UFRJ, TEM TUDO PARA PROVAR CIENTIFICAMENTE, NÃO PRECISA DISSO, SEJA ORIGINAL...

      Excluir
    3. Bem, tem uma pá de gente aqui na Faculdade de Farmácia tentando descobrir novos tratamentos para diferentes doenças, inclusive estudando plantas medicinais e medicina tradicional. Mas é bem mais difícil do que parece nos filmes.

      Excluir
    4. Olá Edite,sua mensagem me dispertou a curiosidade em saber se sua irmã está bem?

      Excluir
  10. David estou agora aqui deitada em minha cama com minha irmã de 71 anos dormindo ao meu lado. Fazem exatamente hoje 30 dias que os médicos deram alta para ela com diagnóstico de câncer de fígado em metástase. O prognóstico era de duas semanas de vida. Eu a trouxe para minha casa para cuidar dela nos seus últimos dias de vida. Mas creio que estes dias estão ficando cada vez mas distantes. Desde o primeiro dia que minha irmã chegou do hospital estou tratando com uma colher de sopa do sumo do melão São Caetano. Ao chegar em casa minha irmã tomava banho de leito, não se virava na cama, não falava e ja veio com escaras do hospital onde esteve internada 34 dias. Usava fraldas, só comia papas e luquidos por canudinhos. Hoje minha irmã não tem escaras que tratei com gel de babosa. Não usa fraldas, vai ao banheiro caminhando. Almoça na mesa comigo usando talheres normalmente. Conversa, vê tv. Caminha de braço dado comigo uma quadra enteira. A diabete dela de 270 hoje não ultrapassa 140. Toma chá de pata de vaca 3 x ao dia. Não usa mais insulina. A pressão que era 20x12 hoje não ultrapassa 14x9 normalmente está em 12x8. Toda esta melhora em exatos 30 dias hoje. Sabe como? Extraio o sumo do melão São Caetano e dou uma colher de sopa em jejum. Após 30 minutos dou um chá forte de folha de graviola e dissolvo um cubo de extrato de babosa sem a casca que faço e congelo. Durante o dia ela toma cha de pata de vaca para a diabetes. Chá de folha de xuxo pra pressão e chá de folha de graviola que é mais forte que quimioterapia. Minha irmã saiu do hospital pesando 55kg. Hoje a pesei. Está com 57,800 gr. Ganhou 2:800kg em 30 dias. Consome muita linhaça moida. Aveia, frutas todas, muito alho. Cebola e limão. Muito azeite de oliva, muito vinagre de maçã. Muitos legumes, feijão e arroz integral todos os dias almoço e janta. Faz 6 refeições por dia. E pode ter certeza. Minha irmã está curada. Quinta feira agora ela tem médico. Vou pedir que facam todos os exames só pra esfregar na cara daquelas topeiras que se acham deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte então: mostra todos os exames para o médico da sua irmã e pede para ele escrever um artigo científico com o relato da caso, para que outros médicos e cientistas possam ter acesso os dados. Assim a comunidade científica vai poder tirar conclusões melhores e investigar o caso mais a fundo.

      Excluir
    2. VENDER REMÉDIOS PARA CÂNCER É UM GRANDE NEGÓCIO, AS CONSULTAS SÃO UM GRANDE NEGÓCIO, AS INTERNAÇÕES SÃO UM GRANDE NEGÓCIO, SÓ NÃO É NEGÓCIO UMA SIMPLES ERVA SILVESTRE, RESOLVER O PROBLEMA, CAUSANDO UMA AFRONTA AOS GRANDES DO SETOR DA SAÚDE.

      Excluir
    3. Nisso eu sou obrigado a concordar; um tratamento barato nunca vai despertar o interesse da indústria farmacêutica. Os caras querem lucro. Por isso é tão importante o investimento publico em Ciência e nas Universidades. O que for descoberto pelas Universidades poderia ser produzido pelo Governo, independente da indústria privada. Claro, contando que o Governo tenha interesse nisso.

      Excluir
  11. Dá impressão que você tá zombando... Nenhum desses relatos fará você mudar a sua convicção, simplesmente não aceita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou zombando, mas sim, nenhum desses relatos vai mudar a minha opinião porque eles não tem valor científico. Esses relatos são chamados de "evidências anedóticas", é não podem ser consideradas porque não se pode comparar com nada; não existe análise estatística; normalmente os casos onde o tratamento não funciona não é relatado, o que dá a impressão de que o tratamento funciona, mas na verdade, não; não se pode testar um relato (como saber se a pessoa está mentindo ou se confundiu com o que vi/sentiu?). Por isso, a ciência precisa se basear em dados concretos, com controles corretos e um número grande o suficiente para se tirar conclusões.

      Excluir
    2. OS SEUS CIENTISTAS NÃO POSSUEM INTERESSE NISSO, PORQUE QUANTAS ESPÉCIES DE PLANTAS EXISTEM QUE PODEM RESULTAR E ÓTIMOS RESULTADOS EM OUTRAS PATOLOGIAS?

      Excluir
    3. Claro que a gente tem interesse! Esses são alguns dos projetos da Faculdade de Farmácia da UFRJ, do departamento que se dedica a estudar produtos naturais: http://www.farmacia.ufrj.br/dpna_proj.html

      Excluir
  12. Sou estudante de enfermagem , infelizmente sou, por reverência científica, obrigado a dar razão ao David Majerowicz, no entanto, ainda assim com base no que já foi relatado acerca do potencial de cura dos compostos do Melão de São Caetano, e sua baixa toxidade já até mesmo descritas pela ciência farmacêutica nas doses que a fitoterapia possui, creio que torna ´´palatável´´ o seu uso por paciêntes acometidos por câncer, meramente pelo direito dos pacientes lutarem por suas vidas como também pela melhora em muitos padrões biológicos que o chá proporciona.Mas aqui ainda ou além, minha sogra está com sindrome neoplásica endócrina múltipla, há metástase no pâncreas, rins, tireoide e pulmão.Ela começou a fazer uso do melão de são caetano, ela não conseguia sequer sair do quarto para cozinha sem ficar ofegante porém em 5 dias tomando cápsulas com melão de são caetano em pó já conseguiu retomar afazeres domésticos, posteriormente providenciamos outros fitoterápicos, hoje ela até vai ao supermercado e volta com as sacolas de compras. Ainda é muito recente, ela ainda está em fase de exames sequer iniciou quimio. Não foi médico que recomendou nenhum fitoterápico , mas eu mesmo os providenciei os insumos vegetais, preparei, encapsulei, e está tomando em doses bem abaixo das recomendadas porém creio que ação sinérgica de vários compostos é o que a está ajudando.Todos os que ela faz uso tem base em literatura cientifica e não conflitam entre sí biológicamente. Não vou passar formulação aqui pois o que está sendo bom para ela pode não ser bom pra outras pessoas que podem abusar de chás ou outros compostos e isso fazer mais mal do que bem.A ciência tem os seus meios, mas em determinadas causas é preciso ´´quebrar as regras´´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo que a planta, ou seu extrato, ou seu chá, ou seu suco tenha qualquer efeito sobre crescimento do tumor. Mas como falei no final do texto, não vejo problemas no paciente fazer uso visto que a planta não parece ser tóxica. Mas ele nunca deve abandonar a quimioterapia ou tratamento recomendado pelo médico especialista.

      Excluir
  13. Pesquisem sistema endocannabinoide, THC no combate ao cancer e dieta do Dr. Gerson. Todos comprovados cientificamente.

    ResponderExcluir
  14. http://cancerres.aacrjournals.org/search/Momordica%252Bcharantia%252BL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sua busca na revista "Cancer Research" gerou 15 resultados. Desses, apenas 4 são artigos completos; os outros são resumos apresentados em congressos. O problema com esses resumos é que eles não dão acesso aos resultados em si, só temos acesso ao que o pesquisador escreveu. Então não podemos fazer nossas próprias interpretações dos resultados. Dos 4 completos, só 2 estudaram diretamente extratos do melão São Caetano. Nenhum fez pesquisas com pacientes; apenas culturas de células e animais. Então, como eu falei no texto original, é possível que compostos presentes na planta tenham atividade antitumoral. Mas não podemos falar que o suco de melão São Caetano cura o câncer.
      P.S.: Mas e o sistema endocanabinóide, THC, etc...?

      Excluir
  15. Conversa fiada dessa matéria comprada mau feita meu pai tem cancer pesquisei muito quando descobri em vários sites e materias sobre cura alternativa porque o câncer que meu pai tem e de pancreas e 1% de chance de cura descobri o chá melão de São Caetano não deixa seu organismo absorver açúcar e o chá da folha de graviola que mata células cancerígenas tenho video do globo repórter sobre estudos de cientistas nos Estados Unidos e depoimentos de pessoas que curaram câncer com os chás. Obs:meu pai já tem 2 anos que tem o câncer e tem uma vida normalmente trabalha,faz de tudo inclusive no última tumografia o médico falou que o câncer estava do mesmo jeito quando foi descoberto e não sabia explicar se estava parado ou morto e pediu um exame de Pets campo.

    ResponderExcluir
  16. Os defensores das drogas criadas em laboratório pela indústria farmacêutica sempre colocando em dúvida a eficácia dos tratamentos e a cura de doenças através das plantas medicinais. A cura para todos os males encontra-se na natureza.

    ResponderExcluir
  17. Sr David, li todo o artigo e os comentários com as respostas de sua parte também. Realmente UM relato de cura (ou dois, três ou quatro como é o caso aqui neste blog) não avalizam um produto para consumo e combate a este grande mal que é o câncer. Por outro lado, utilizando apenas o seu blog como amostragem, vemos que o melão de são caetano é O MAIS EFICAZ tratamento contra vários tipos de câncer em humanos, o sr. percebeu isso, ou não? O fato de não existir um estudo científico comprobatório não anula a eficácia da planta, apenas mostra o quão incompetentes são os biólogos, nutrólogos, mádicos e cientistas os quais NUNCA pesquisaram algo que "uma índia" sabe porque recebeu ensinamentos dos seus pais e avós. Para o sr. continuar AFIRMANDO que o melão de são caetano NÃO É A CURA DO CÂNCER deveria, segundo seus princípios, estar embasado em uma pesquisa científica, a qual, infelizmente(ou felizmente), ainda não foi realizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos esquecer que quem morreu de câncer usando o melão São Caetano não está aqui para deixar o seu relato. Isso causa um viés de confirmação e fica parecendo que o melão cura muito mais do que no mundo lá fora. Para entender, aproveitando as eleições, se você fizer uma pesquisa de opinião de voto entre seus amigos no Facebook, ela provavelmente vai ser muito diferente da pesquisa IBOPE, porque a sua amostra é viciada. Nela está presente pessoas parecidas, de classes sociais próximas, que moram mais perto ou no mesmo bairro, etc... Spoiler: a sua está errada porque reflete muito menos o Brasil inteiro, se comparada ao IBOPE. Por isso, relatos não provam que coisa alguma funciona. Para isso, existem testes clínicos controlados.
      Além disso, eu não posso provar que uma coisa não funciona, isso é, por lógica, impossível. Imagina um julgamento, onde o melão é acusado de curar o câncer. Como em todo julgamento, o melão é inocente (de curar o câncer, no caso) até que se prove o contrário. Você nunca consegue provar que alguém é inocente, você só consegue provar que alguém é culpado. Você está me empurrando uma falácia, chamada inversão do ônus da prova. Se você acha que o melão cura o câncer, você é quem tem que me provar que ele cura. Para mim, ele é inocente até que se prove o contrário.

      Excluir
  18. Já ouviram falar na máfia do câncer???????? Pois é. Interesses ,interesses, interesses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que temos (ou deveríamos ter) financiamento público em Ciência e Universidades pública para não ficar nas mãos desses caras...

      Excluir
  19. Na verdade o conentario está muito contraditório. Porém infelizmente compreendo o porque.
    Infelizmente os médicos formados em UFRJ/USP/ Brasil,SÓ pensam em enrriquecerem, ainda que seja via orgãos humanos.
    Quer tirar provas, vá ao INCA acompanhar pacientes, Principalmente com cancêr de mama.
    Para eles a unica solução é a retirada do seio, independentemente de um futuro resultado.
    Aquela velha conversa que o cancêr pode voltar. A maior mentira e contradição do século.
    Na Europa é prioridade em tentativas de permanencia dos seios, restauração...
    Aqui se eles pudessem arrancariam os 2 seios, para não terem trabalhos, faturarem mais, auto promoveren e it mesmo pela promoção de suas respectivas categories.

    O.B.S..:Falo tudo o que sou tb provas dessa cruel fatalidade, em pleno século vinte um.
    É horrendo você escutar uma suposta médica chefe Mastologista dizer: 🤔Há ela é magra. Tipo:Para que ela quer seios, o que ganharemos com isso...😢😢

    Esses são os que dizem Capacitados da UFRJ / USP/ BRASIL 🙄😳😱

    ResponderExcluir
  20. David vc ta de parabéns, tem muita paciência! =D
    Essa galera do Lair ribeiro é difícil de aturar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Divulga para o povo! Espalha a palavra da Ciência!

      Excluir
  21. Bom dia! Realmente defender a "ciência" para quem não conhece a filosofia para que um trabalho, pesquisa, prova etc seja considerada científica é difícil. Li seu relato sobre o melão de são caetano e os comentários aqui postados. Muito interessante. Falou-se sobre câncer...e sobre o diabetes? Creio que também é difícil dizer que ele NÃO cura o câncer, entendi que não há pesquisa, ou pelos menos ainda, que prove que ele cure, ou seja se não há prova que cure logo ele não cura, mais ou menos por aí. Não sei qual a porcentagem de eficácia de uma medicação para se considerar que ela cura determinada doença. Há muitos medicamentos que para alguna casos curam, para outros apenas controlam a doença, para alguns não causam efeitos nenhum. Assim é para o câncer, e são caríssimos, e por isso
    não disponíveis para a maioria das pessoas, então qual o interesse da indústria farmacêutica em algo simples e barato que pode trazer bons resultados? O câncer, sem dúvida ainda é bom negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto importante da filosofia científica: não dá para provar que uma coisa não existe ou não acontece. Um exemplo extremo: não podemos provar que não existe vida em outro planeta. Nunca vamos conseguir analisar ou explorar todos os planetas do universo para dizer que não existe vida em outro lugar. Mas, da mesma forma, não podemos usar esse argumento para dizer que existe vida. Para o melão São Caetano e o câncer é a mesma coisa. Existem infinitas possibilidades para se testar se a planta tem efetividade contra o câncer: tipo de tumor, parte da planta, forma de preparo... Nunca vamos esgotar os teste, mas isso não é indício de que ela funciona e nem que os pacientes devem usar a planta e parar com o tratamento tradicional.
      Sobre a teoria da conspiração que a indústria farmacêutica não quer descobrir um tratamento barato para o câncer: provavelmente não. Elas são empresas e querem lucro. Se o tratamento não derem lucro, quem vai ter interesse em pesquisar? A resposta: as Universidades públicas. Elas não são empresas, não tem lucro e logo estão livres das amarras do mercado farmacêutico. Mas sem dinheiro, não dá para fazer muita coisa.
      Mais uma coisa: você acha realmente que se o melão São Caetano curar o câncer, ele vai continuar a ser vendido baratinho em lojas de produtos naturais?

      Excluir
  22. David Majerowicz, estou impressionada com sua educação e paciência em responder a todos, as vezes nem tão educados quanto você. O texto está muito bem escrito e embasado. Obrigada por fazer um resumão bem completo quanto ao tema, vi algo em uma rede social, pesquisei e em seu blog tive minha curiosidade saciada. Achei ótimo encontrar um texto tão completo em um mundo de publicações rasas e não verificadas.

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus que post ignorante, pesquisas feitas com plantas medicinais não funcionam dessa forma, vc não está falando de medicamentos sintéticos criados em laboratório e testados em ratos e em outros animais, não tem como comprovar cientificamente como determinada planta funciona, os resultados são obtidos por números de resultados ao longo dos anos, e o melão de são caetano passou por esse processo de usos na medicina popular desde a criação da mtc, e trouxe resultados logicamente. Não existem estudos que comprovem a eficácia da Aloe Vera com o abacate no tratamento de calvice, porém todas as pessoas que utilizam essas duas plantas tem resultados significativos, oq não ocorre com as pessoas q não utilizam, agora me diga, oq é isso senão a comprovação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho algumas perguntas:
      1) qual é a diferença química final entre uma substância natural e uma sintética? Por exemplo, vitamina C da laranja é diferente da vitamina C do Cebion? A do Cebion pode ser testada em ratos, mas a laranja não?
      2) por que o funcionamento das plantas não podem ser comprovadas cientificamente? Os medicamentos fitoterápicos todos são testados em animais e comprovados cientificamente (o anti inflamatório Acheflan, por exemplo).
      3) Lê as minhas respostas nos comentários anteriores sobre como as nossas impressões do que acontece no mundo são enviesadas pelo que a gente acha que é certo. Babosa e abacate funciona em todo mundo, ou quem não funciona não comenta que não funcionou? Um tratamento de câncer funciona em todo mundo, ou quando não funciona o paciente morre e não tem como dizer que não funcionou?
      4) Se babosa e abacate funciona para calvície, por que ninguém vende na farmácia ainda?

      Excluir
    2. As plantas medicinai nos encontramos gratuitamente na natureza. Os medicamentos sintéticos só nas prateleiras das farmácias e custam caro!

      Excluir
    3. Provavelmente porque um funciona e o outro não? Os produtos naturais que funcionam são vendidos na farmácia. O preço vai depender da oferta.

      Excluir
  24. O que se percebe nisso tudo é que as plantas curam, mas parte da cura está na capacidade do entorno acreditar na cura, por isso algumas pesquisas não dão resultados satisfatórios, pois pesquisas não tem a força do elemento humano em ação, apenas fazem para tentar ver alguma coisa, não estão precisando de uma ação, para quem tem fé religiosa, é uma força que junta com as substancias da planta, para quem não tem, tem a força mental da necessidade e vontade de viver...ou seja, as plantas estão ai, mas é preciso um humano com vontade relativa para que o melhor aconteça, já ouvi relatos de cura de câncer com losna, outros noni e tantos outras plantas fazem parte de curas de pessoas, curas essas onde os médicos não tinham mais o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mente pode ter algum poder de cura? Talvez, mas para doenças psíquicas. Talvez para alguns distúrbios mentais ou dores no corpo derivadas de processo mentais. Mesmo que você queria muito, a sua mente não vai te curar de uma gripe, ou de um câncer. E nesse mesmo caminho, mesmo que você acredite muito em um chá, isso não vai te curar de câncer só porque você acreditou.
      E isso pode ser medido cientificamente; é por isso que todos os experimento tem controles experimentais e grupos placebos.

      Excluir
  25. David, parabéns, você um guerreiro só por aguentar responder alguns comentários. Ótimo artigo, infelizmente a falta de instrução da população em geral impede discussões intelectuais sérias. Só gostaria de acrescentar meu relato, minha tia quase foi morta pelo Melão de São Caetano, depois que iniciar o uso todos os resultados de exames só pioraram, os médicos não sabiam o motivo( hosp. Albert Einstein), ela tomava em segredo. Após piorar muito ele suspendeu o chá e começou a sentir melhor, a terapia voltou a funcionar e o mito do chá caiu por terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco