Pular para o conteúdo principal

[Chute do Nobel T1E11]


Os pesquisadores Max D. Cooper e Jacques Miller serão os prováveis ganhadores do prêmio Nobel de 2019 devido à descoberta de um novo tipo de linfócitos que confere um importante papel no sistema imunológico – conjunto de elementos existente no corpo humano com a finalidade de proteger o organismo contra doenças.

Cooper formou-se em medicina e fez residência em pediatria na Universidade de Medicina de Tulan, nos Estados Unidos. Atualmente é professor do Departamento de Patologia e do Laboratório de Medicina da Universidade de Medicina de Emory. Sua linha de pesquisa é voltada para o estudo dos anticorpos monoclonais e para o diagnóstico e terapia de doenças infecciosas e neoplasias linfoides.

Miller estudou medicina na Universidade de Sydney, Austrália. Realizou sua residência médica no Hospital Alfred Prince finalizando sua formação na Inglaterra, Londres. Atualmente é o chefe do Departamento de Patologia Experimental do Instituto de Medicina de Walter e Eliza, além de ter participado de Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e da Organização das Nações Unidas (ONU) na área de doenças erradicáveis.

Ambos os pesquisadores receberam um prêmio Lasker, considerado um preditor do prêmio Nobel. A pesquisa iniciou-se com o pesquisador e professor Miller através da descoberta da função imunológica do timo - uma glândula responsável pelo desenvolvimento e seleção de linfócitos T – e posteriormente do papel das células B no sistema imunológico.

Segundo os pesquisadores que buscavam analisar a funcionalidade do sistema imune, eles identificaram através das suas pesquisas clínicas e laboratoriais que quando é realizada a associação da célula T com a célula B tem-se uma resposta imunológica específica.

A célula T, produzida no timo, estimula a célula B, produzida na medula óssea, a produzir anticorpos, que são proteínas que podem ligar-se a células ou outras substâncias estranhas ao organismo. Essa ligação é importante pois pode evitar um quadro clínico de infecção e inflamação. Logo, é extremamente necessário entender todos os mecanismos envolvidos neste quadro e como ele se desencadeia.

Entende-se como inflamação uma resposta à uma infecção ou lesão tecidual que ocorre com o intuito de suprimir e erradicar microrganismos, ou seja, agentes estranhos ao sistema imune com o objetivo de proporcionar a reparação tecidual. Quando se tem um quadro mais grave de inflamação ou um quadro persistente, é necessário atentar-se para o comprometimento de órgãos e sistemas, pois esse estado de exacerbação pode ocasionar em uma descompensação e disfunção orgânica, o que desencadeia consequentemente na morte do indivíduo.

Essa descoberta realizada pelos pesquisadores é extremamente importante pois irá auxiliar a reverter quadros clínicos como este devido a essa associação celular das células T e B. Logo, é possível combater um maior número de infecções e inflamações tornando-se possível suprimir doenças como está devido a estimulação e produção de novos anticorpos.

O conhecimento dos mecanismos celulares e moleculares que estão acerca das doenças é extremamente importante para contribuir para o avanço da medicina, pois desse modo é viável elucidar estratégias e mecanismos de ação para o entendimento e atenuação da doença implicando diretamente em um efetivo diagnóstico e tratamento individualizado além de auxiliar no desenvolvimento de novos tratamentos altamente específicos para o combate ao câncer e doenças autoimunes.

Contudo, tendo em vista essa descoberta, acredito que esses pesquisadores sejam os ganhadores do prêmio Nobel de medicina no ano de 2019.

Referências:
 
 
Esse texto foi escrito pela aluno de mestrado Carlos Roberto Pinheiro Neto como parte da avaliação da disciplina "Prêmios Nobel das Ciências Farmacêuticas" do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenada pelo professor David Majerowicz, junto com os professores Renato C. Sampaio e Heitor A. de Paula Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Rapte-me, Camaleoa!

Recebi recentemente pelo Whatsapp um vídeo do Instagram mostrando um camaleão escalando uma série de lápis de cor diferentes. Cada vez que ele encostava a pata em um novo lápis, a cor dele mudava rapidamente, de acordo com a cor do lápis. Muito legal! Pena que não é verdade. O vídeo era originalmente de um perfil de um camaleão de estimação e o responsável alterou o vídeo digitalmente, incluindo essas mudanças de cores rápidas no bicho. Ele deixou um aviso no vídeo original, explicando que era computação gráfica e que tinha feito só para ser divertido. Mas isso não impediu outras pessoas de retirarem o aviso e divulgarem pela Internet. Fazer o quê? Mas aqui embaixo tem um vídeo mostrando como de fato um camaleão muda de cor. Reparem duas coisas: 1) o vídeo está acelerado dez vezes, ou seja, a mudança de cor é lenta; e 2) ficando mais amarelo avermelhando, a última coisa que ele está fazendo é ficar mais camuflado. Eu sempre me perguntei como o camaleão sabia que cor ele tinha que esco