Pular para o conteúdo principal

[Chute do Nobel T1E5] Por que Jacques Miller e Max D. Cooper merecem o Nobel?


Jacques Miller e Max D. Cooper são responsáveis pela descoberta pela função do timo e pela identificação de linfócitos, que são células responsáveis por proteger o organismo de doenças. Jacques Miller nascido 1931 em Nice na França. Depois do início da II Guerra Mundial, sua família se mudou para Austrália e lá ele passou a frequentar o Colégio Aloysius, localizado em Sydney e depois cursou medicina na Universidade de Sydney. Já Max D. Cooper nascido em 1933 em Mississippi nos Estados Unidos da América, também fez faculdade de medicina e especialização em pediatria na Universidade de Tulane, localizada em Louisiana.

Depois de se formarem na faculdade, Jacques Miller e Max Cooper continuaram na área de pesquisa científica na área de imunologia, na qual se estuda sobre as maneiras que o organismo se protege contra doenças. Miller iniciou suas pesquisas científicas como aluno de doutorado em 1960, em Londres, onde investigou o envolvimento do timo (um órgão do corpo humano) no desenvolvimento da leucemia linfocítica, usando ratos de laboratório. Desse modo, ele descobriu que o timo é importante para o desenvolvimento e função do sistema imune (que é o sistema responsável por defender o organismo de doenças ou coisas que não sejam naturais do próprio organismo) mostrando que animais que não tinham o timo ao nascer, não foram capazes de combater diferentes infecções.

Embora a descoberta fosse extremamente importante e inovadora, na época, esse conhecimento foi posto em dúvida por outros grupos de pesquisadores. Logo após isso, Jacques Miller foi para os EUA ao ganhar uma bolsa de estudos para continuar sua pesquisa e assim pode confirmar suas descobertas com novos experimentos, mostrando que o timo tem relação com o funcionamento do sistema imune. Em seguida, Miller continuou a desenvolver sua pesquisa científica no laboratório de Robert Good na Universidade de Minnesota e foi nesse ponto que Max D. Cooper se associou a equipe para estudar sobre a deficiência imunológica.

A partir disso, Cooper prosseguiu com os estudos na tentativa de esclarecer ainda mais a função do timo na imunidade. Para isso ele utilizou aves recém-nascidas e, de diferentes formas, eliminou todos os linfócitos desses animais. Na fase adulta dessas aves, os resultados mostraram que existiam dois tipos diferentes de linfócitos, observações essas que combinavam com os resultados que Miller e outros observaram em ratos de laboratório. Portanto Jacques Miller e Max D. Cooper descobriram a função do timo e identificaram dois tipos de linfócitos, que hoje conhecemos como linfócito T e o linfócito B. Essa grande descoberta foi apenas o ponta pé inicial, para uma avalanche de pesquisas, voltadas para a função dessas duas células (linfócito T e linfócito B), e com isso foi possível esclarecer ainda mais o papel dos linfócitos para o bem-estar e equilíbrio do organismo.

Esse descobrimento permitiu a criação de um campo de pesquisa a qual, antigamente, não se tinha conhecimento, portanto, sendo totalmente inovador. A partir disso foi possível investigar e buscar o melhor entendimento e o papel dos linfócitos sobre doenças autoimune, que é quando as células de defesa começam a atacar o próprio organismo, gerando danos, como por exemplo diabetes tipo 1, artrite reumatoide, lúpus e esclerose múltipla. Esse trabalho também ajudou na evolução de terapias utilizando anticorpos no tratamento de câncer, tal como o câncer de mama, ou em linfoma como no caso de linfoma não Hodgkin, doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, e doenças da pele como no caso da psoríase. Além disso, foi possível um entendimento mais claro relacionado a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), o desenvolvimento de processos alérgicos e o processo pelo qual ocorre a rejeição de transplante e terapia voltadas para essas problemáticas. Também teve grande importância na prevenção de doenças em escala mundial, como no caso de desenvolvimentos de vacinas para as mais diversas doenças que atingia e atinge milhões de pessoas por todo mundo. Por fim, Jacques Miller e Max D. Cooper merecem o Prêmio Nobel de 2019 por sua grande contribuição que sua descoberta trouxe para a humanidade. 
 
Esse texto foi escrito pela aluna de mestrado Clara de Oliveira Nogueira como parte da avaliação da disciplina "Prêmios Nobel das Ciências Farmacêuticas" do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenada pelo professor David Majerowicz, junto com os professores Renato C. Sampaio e Heitor A. de Paula Neto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch