Pular para o conteúdo principal

[Blogue do PJ] Um novo pâncreas no fígado: futura cura para a diabetes tipo 1?


Um dos maiores problemas de saúde no mundo atual é a diabetes, uma vez que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 425 milhões de pessoas possuem a doença ao redor do mundo. Isso representa mais de 6 % da população mundial. No Brasil, os dados são ainda mais alarmantes, já que mais de 8 % dos brasileiros são diabéticos e a taxa de incidência da doença cresceu 61,8 % no período entre 2008 e 2018.

A diabetes é uma doença cujo principal sintoma é o aumento da glicose no sangue (hiperglicemia), sendo que, dependendo do motivo gerador da hiperglicemia, a diabetes é caracterizada como um tipo diferente. Os dois principais tipos da doença são, a diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2.

A diabetes mellitus tipo 2 é o tipo mais comum da doença, representando cerca de 90 % dos casos de diabetes. Ela costuma ocorrer em pessoas mais velhas e com maus hábitos de vida, como sedentarismo e dieta muito rica em carboidratos. Esse tipo de diabetes é caracterizado por problemas na ação do hormônio insulina, criando um quadro onde o corpo não sente os efeitos do hormônio.

Enquanto isso, a diabetes mellitus tipo 1 é resultado da ausência de insulina, devido a morte das células β-pancreáticas, que produzem o hormônio. Essa é uma doença autoimune, onde o próprio organismo gera anticorpos que atacam as células β (beta), levando a uma deficiência de insulina. A diabetes mellitus tipo 1 costuma se manifestar na infância, ou adolescência, e seus portadores representam de 6 a 9 % dos casos de diabetes. Com isso, devem existir de 25 a 38 milhões de diabéticos do tipo 1 pelo mundo. Vale ressaltar também que, caso não sejam tratados, diabéticos do tipo 1 apresentam sintomas mais intensos que os diabéticos do tipo 2, pois a falta de insulina no organismo causa graves problemas.

A insulina é o hormônio responsável por estimular as células a tirar glicose do sangue. Portanto, defeitos em sua produção, ou na sua ação, provocam hiperglicemia. O principal tratamento atualmente para a diabetes tipo 1 é o uso de doses diárias de insulina, que podem ser por injeção, inalação e até mesmo por bomba automática. Por esse motivo, diabéticos do tipo 1 são chamados de “insulino dependentes”, enquanto que os diabéticos do tipo 2, que são resistentes ao hormônio insulina, recebem o nome de “insulino resistentes” ou “não insulino dependentes”.

O uso de insulina externa como tratamento para a diabetes tipo 1 já salvou muitas vidas desde o início do século passado e apresenta ótimos resultados dentre os pacientes. Entretanto, algumas pessoas enfrentam dificuldades com o armazenamento da insulina, ou em sua dosagem, o que os leva a ter diversos quadros de desregulação da glicemia. Visando facilitar a vida dessas pessoas e, ao mesmo tempo, oferecer um tratamento permanente para a diabetes, o transplante de ilhotas pancreáticas tem sido desenvolvido como uma futura cura para a doença.

O pâncreas é um órgão que pode ser divido em duas partes, uma exócrina e uma endócrina. A parte exócrina produz enzimas digestivas e compõe o sistema digestório, enquanto que a parte endócrina produz, principalmente, insulina e glucagon. A parte endócrina do pâncreas é formada pelas ilhotas de Langerhans, ou ilhotas pancreáticas. Essas ilhotas são grupos de células, formados principalmente pelas células α (alfa) e β. As células α são as responsáveis pela produção de glucagon, enquanto as células β produzem insulina. Na diabetes mellitus tipo 1, a maioria das células β é destruída, enquanto as células α se mantém, isso faz com que os níveis de insulina sejam muito baixos em relação aos de glucagon, o que dificulta a saída da glicose do sangue para os tecidos.

O transplante de ilhotas pancreáticas tem o intuito de restabelecer uma quantidade razoável de células β, acabando com a diabetes do tipo 1. Para ocorrer o transplante, inicialmente são extraídas ilhotas do pâncreas saudável de um, ou mais, doadores. Em seguida, essas ilhotas são preparadas e implantadas no fígado do paciente diabético. A escolha do fígado como local do implante é devido à capacidade elástica do órgão, que consegue acomodar o volume da infusão de células. Por outro lado, o fígado possui menos oxigenação que o pâncreas e é um órgão mais exposto a toxinas, o que gera dúvidas se o mesmo é realmente o órgão mais adequado para o transplante.

É importante ressaltar que, assim como em qualquer outro tipo de transplante, o paciente receptor das ilhotas pancreáticas terá que tomar medicamentos para reduzir a atividade do seu sistema de defesa natural, processo chamado de imunossupressão. Caso contrário, o organismo reagirá às ilhotas como um corpo estranho e tentará destruí-las. Com isso os principais efeitos negativos do transplante de ilhotas pancreáticas são devidos à imunossupressão, como a própria baixa imunidade, aumento da pressão arterial e danos ao fígado. Caso o indivíduo não possua diabetes tipo 1, mas por algum motivo precise retirar o pâncreas, é possível transplantar suas próprias ilhotas para o fígado e não é necessária imunossupressão.

No geral, o transplante de ilhotas é um procedimento pouco invasivo e apresenta baixo risco se comparado com o transplante de pâncreas tradicional, procedimento que também está ligado à diabetes tipo 1, em alguns casos. Entretanto, infelizmente o transplante de ilhotas pancreáticas ainda é um tratamento experimental, devido, principalmente, ao baixo número de doadores de ilhotas, além da baixa duração dos efeitos do tratamento, que costumam valer por um ou dois anos apenas.

Em conclusão, o transplante de ilhotas pancreáticas é um tratamento com grande potencial, mas que também enfrenta grandes obstáculos. Pesquisas têm sido feitas para tornar o procedimento o mais viável e eficiente possível, o que nos deixa com a esperança de que, dentro de alguns anos, o mesmo se mostre como a tão esperada cura para a diabetes mellitus tipo 1.

Referências:

AITA, C.; SOGAYAR, M.; ELIASHEWITZ, F. Transplante de Ilhotas: uma alternativa atraente para diabéticos. Ciência Hoje. 2004.

ELIASHEWITZ, F. et al. Transplante de ilhotas na prática clínica: estado atual e perspectivas. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. v. 53, n. 1, p. 15-23. 2009.

GILLARD, P., KEYMEULEN, B., MATHIEU, C. Beta-cell transplantation in type 1 diabetic patients: a work in progress to cure. Verh K Acad Geneeskd Belg. v. 72, n. 1-2, p. 71-98. 2010.

IPCT. Pesquisadores recriam ilhotas pancreáticas em laboratório e tratam com sucesso a diabetes tipo 1 em ratos. 2018.

NIDDKD. Pancreatic Islet Transplantation. 2018.

SBD. Atlas IDF 2017 – Diabetes no Brasil. 2017.

Comentários

  1. A medicina avançando cada vez mais... como os tempos mudaram ñ é mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não, suco de melão São Caetano não é a cura do câncer

Recebi pelo Facebook um link para uma postagem do blogue Cura pela Natureza . Lá é descrito o poder de uma planta medicinal capaz de curar o câncer, controlar o diabetes e, de quebra, fortalecer a imunidade do corpo. Sinistro, né? A planta em questão é chamada de melão São Caetano ou melão amargo. Conhecida cientificamente como Momordica charantia , essa planta faz parte da família Cucurbitaceae, junto com outras plantas famosas, como a abóbora, o pepino e a melancia. Ela cresce bem nas áreas tropicais e subtropicais da África, Ásia e Austrália, e foi trazida ao Brasil pelos escravos. O texto cita o Dr. Frank Shallenberger, dos Estados Unidos, que seria o descobridor dos efeitos medicinais da planta. Fui então atrás das pesquisas publicadas pelo Dr. Shallenberger para saber mais sobre os poderes do melão São Caetano. E descobri que ele nunca publicou nenhum trabalho científico sobre a planta (na verdade, ele nunca publicou qualquer coisa!). Como que a

Não, a fosfoamina não é (ainda) a cura do câncer

Em agosto desse ano, uma reportagem do portal G1 mostrou a luta de pacientes com câncer na justiça para receber cápsulas contendo o composto fosfoamina (na verdade, fosfoetanolamina) que supostamente curaria a doença. O “remédio” era produzido e distribuído pelo campus da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos, mas a distribuição foi suspensa por decisão da própria reitoria, já que o composto não é registrado na ANVISA (todo remédio comercializado no país deve ser registrado) e não teve eficiência comprovada. Porém, alguns dos pacientes tratados com a fosfoamina relatam que foram curados e trazem exames e outras coisas para provar. Segundo o professor aposentado Gilberto O. Chierice (que participou dos estudos com a substância), “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”. Mas, vamos devagar, professor Gilberto; se a fosfoamina realmente é a cura para o câncer, por que não foi pedido o registro na ANVISA? O Governo Federal poderia produzir gran

Dr. José Roberto Kater e o ovo: vilões ou mocinhos?

Ontem, eu recebi pelo Facebook um vídeo de uma entrevista com o Dr. José Roberto Kater onde ele comenta sobre os benefícios do ovo na alimentação. Porém, algumas coisas me soaram um pouco, digamos, curiosas (na verdade, em pouco mais de três minutos de vídeo poucas coisas pareceram normais (o vídeo completo está disponível no fim do texto)). O Dr. Kater é, segundo a Internet, médico, obstetra, nutrólogo, antroposófico (a medicina antroposófica é um ramo alternativo com base em noções ocultas e espirituais), homeopata, acupunturista e com mais algumas outras especialidades. Porém, não é cientista, já que não tem currículo cadastrado na Plataforma Lattes (do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, CNPq) ou assina qualquer artigo científico indexado em banco de dados internacional. Para mim, o cara pode dizer que é o Papa, eu não vou acreditar nele de primeira. As informações científicas estão disponíveis e eu fui pesquisar para entender se o Dr. Kater é um visionário ou ch